domingo, 31 de outubro de 2010

Um início de final de semana

Feriados já são bons por sua natureza. Um dia sem trabalho, de descanso extra. É bom pensar que só o fato de ser feriado faz com que a rotina seja quebrada. Ocorre que, ultimamente, os feriados, para mim, tem tido um outro atrativo que tem feito com que eu os adore ainda mais, principalmente esse ano, em que muitos cairam numa terça, ocasionando vários feriadões.

A maioria de meus amigões de longa data não mora mais aqui em Pelotas e, havendo alguns dias de folgas, vários deles acabam vindo, fazendo com que possamos matar as saudades uns dos outros. São inúmeros encontros para todos se verem que além de serem ocasiões divertidas, deixam os feriadões cheios de lembranças.

Falar sobre colegas de primeiro grau, lembrar de ocasiões que ocorreram há mais de dez anos atrás, das viagens, das festas. Ver que o que pensavámos sobre o futuro (que já é hoje) não foi totalmente certo, mas nem totalmente errado, ver o quanto já vivemos. Compartilhar o presente, com quem já se compartilhou o passado tem algo de muito especial, além de fazer com que descubramos que o que é forte, sincero e importante não se modifica com o passar do tempo.

A grande programação do final de semana que começou com uma ida ao Pub que foi bem legal, simplesmente por ter sido uma saída com velhos amigos.

Mas não parou por ai, apesar de ainda estarmos na noite de sábado já deu para:

- Tomar mate no sol;


- Comer doce no centro;

- Visitar os querídissimos Faby e Matheus;


- Ir no niver da Jô, e conversar muito;


E o melhor é que só está começando.

"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos".

Bom domingo e feriadão para todos.

PS: Não esqueçam que amanhã tem eleição.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Olhar de turista

O tema viagem é constante por aqui, mas dessa vez ele será abordado de outra forma.
O Jornal Hoje tem um quadro que incentiva o turismo em cidades do Brasil e nessa semana Pelotas foi escolhida por ele.
Tão bonitas as imagens do vídeo. Acho que quem não conhece vai se interessar, e para quem já conhece o filme mostra a cidade sob ótimos ângulos.
Eu sou suspeita para falar, sou Pelotense e gosto muito da minha cidade, além de aproveitar bastante ela. Eu incluira mais alguns lugares, o mencionado foi o mais tradicional, mas muito legal ver a cidade sendo "apresentada" em rede nacional.

domingo, 24 de outubro de 2010

Em tempo de eleições

Fico impressionada com a maturidade política do nosso país.
Bexiguinhas, bolinhas de papel e palhaços.
A Constituição Federal no seu art. 14, § 4°, diz que: "são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos". A propósito, será que Tiririca vai assumir o cargo?
Isso é que dá, um país de tamanho continental que oferece educação de qualidade para poucos. Realmente, nunca se teve tanta pessoas nas escolas, mas ao mesmo tempo, o ensino ministrado nelas e nas universidades nunca foi de tão baixa qualidade.
Recebi a charge abaixo e achei ela adequada ao momento:

A Mafalda é ótima, encontramos com ela numa rua de San Telmo em Buenos Aires.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"El Ateneu" e a "Recoleta"

Existem lugares que ao conhecer pensei:
"Ainda bem que não morri antes de ter a oportunidade de ter botado meus pés aqui!".

Senti isso na Torre Eiffel, no Pão de Açúcar, a primeira vez em que andei de avião, sentada num pequeno parque no interior da França, em cima de uma cachoeira no Morro Redondo, entre outros inúmeros lugares.

Semana passada tive esse pensamento ao entrar na livraria “El Ateneu” em Buenos Aires.

A livraria El Ateneo Grand Splendid, é todo um ícone de Buenos Aires. Já foi distinguida como a segunda livraria mais bonita do mundo de acordo do artigo do jornal britânico The Guardian (...). A livraria El Ateneo é considerada das mais privilegiadas, tanto por suas qualidades arquitetônicas como para a conservação e os detalhes do conjunto. Segundo Dodson, na sua pesquisa “.. El Ateneo manteve o seu esplendor original, com seu teto pintado, varandas originais e esculturas e ornamentos intacta. Mesmo até sua cortina de veludo é parte do show. Há cadeiras espalhadas pelos saloes, o cenario é usado como café e, ainda melhor, os balcoes são utilizados como salas de leitura .. ” (fonte: www.ohbuenosaires.com).

Esse informação que encontrei na Internet foi totalmente aprovada e conferida por mim.

Pela fotos, alguém não concorda?


É melhor irem conferir pessoalmente, pois garanto que vale muito a pena, mas as fotos já servem para dar uma idéia de como é bonita e diferente a livraria.

Ela fica localizada na Avenida Santa Fá, n° 1869, na Recoleta, um dos bairros mais nobres de Buenos Aires.

Depois de um passeio por ela, recomendo uma caminhada até o Cemitério da Recoleta, onde está enterrada Evita Perón, alguns acham mórbido visitar cemitérios, mas ele é bem bonito, e hoje é um ponto turístico de Buenos Aires, muito frequentado por turistas de todo o mundo. O clima é bem diferente, não me sinto em um cemitério estando por lá.

A caminhada até lá é de aproximadamente 20 minutos, desde o “El Ateneu”, mas o bairro da Recoleta é muito bonito, fazendo valer a pena a caminhada. Depois do passeio pelo o cemitério é possível aproveitar e almoçar num dos inúmeros restaurantes que ficam ao seu redor, visitar a Feira da Recoleta, o Hard Rock Café Argentino, o shopping de Movéis e Objetos e o Museu Nacional de Belas Artes, pois todos esses lugares são juntos, sendo esse local o mais movimentado da Recoleta.

No domingo em que estive lá, como estava muito sol, dezenas de pessoas aproveitaram e ficaram deitadas num grande gramado que fica no centro de todos esses lugares que eu mencionei.

Luciana na Recoleta

(ao fundo o shopping, mais atrás o cemitério e ao lado um pedacinho do prédio do museu)

Dicas de viagem

Vários amigos meus andam sugerindo que eu publique aqui no blog dicas práticas para viagens. O pessoal acaba me ligando antes de fazer alguma viagem para lugares que eu já fui e dizem que adorariam se no blog eu colocasse mais detalhes e dicas sobre viagens.

Como adoro falar sobre viagens e essa sugestão foi dada por várias pessoas, resolvi acatá-la, por prazer e para agradar aos leitores, e vou tentar, ao invés de só falar da minha impressão sobre os lugares visitados, abordar o lado prático, dando mais utilidade ao blog. Para isso vou precisar de algumas reformulações na organização do blog, mais tempo para aos poucos ir escrevendo sobre os lugares que visitei, mas estou gostando da idéia.

Segunda meu pai uma viagem tem três etapas: a primeira é a organização, os planos, tudo está no plano das idéias, mas é uma fase em que se pode curtir bastante e já ir se familiarizando com o lugar que será conhecido através de informações; a segunda parte é a viagem em si, e compreende do período da saída até o retorno; e a terceira é a das lembranças e reflexões sobre o lugar depois que já foi embora dele.

Então, de acordo com esse pensamento, escrever sobre elas vai fazer com que eu “viaje” mais um pouco.

Para deixar melhor organizado, as cidades sobre as quais comentarei serão acrescentadas na lista dos Temas a direita do blog, e as postagens também receberam o marcador de Dicas de Viagem. Aos poucos vou os acrescentando também nas postagens antigas.

Vamos ver se vai dar certo e se vai ajudar no planejamento de alguma viagem, ou se, pelo menos, vai deixar alguém com mais vontade de viajar.

domingo, 17 de outubro de 2010

Altamente Recomendável

Recomendo ao se desfazer uma mala, se possível, já fazer uma outra, pode ser uma menor, já que o passeio seguinte pode ser curtinho, mas é bom ter mais um "gostinho" de viagem.

Recomendo o filme "Comer, Rezar e Amar", é tão bom quanto o livro, mas é mais engraçado, tem um ótimo "desenrolar" e cenários deslumbrantes, além de ser protagonizado por Júlia Roberts.

Numa praça de alimentação de um shopping, recomendo as cebolas fritas da Petisqueira (claro que só se você faz parte da seleta parcela dos humanos que adoram cebola) e sorvete da Yogoberry (esse para quem gosta de iogurte e doces azedinhos).

É altamente recomendável, aproveitar as promoções nos shoppings, nada de gastar muito e pagar absurdos por produtos normais, que podem ser adquiridos fora dali por um preço muito mais razoável.

Sendo possível, aconselho que as compras sejam feitas com várias amigas juntas, pois opiniões sinceras de pessoas de bom gosto e sensíveis fazem com que a escolha ocorra de forma mais acertada, além de ser mais divertido.

Visite Porto Alegre de vez em quando, a capital gaúcha é uma cidade muito agradável e sempre tem alguma novidade.

Dê um jeito e participe da vida dos amigos que moram longe, pois a manutenção de vínculos exige esforços, porém esses são recompensados, pois uma amizade duradoura possui um valor incalculável, ainda mais se resiste ao tempo e a distância.

OBS: as recomendações são advindas de experiência próprias da autora desse blog, as quais foram devidamente "re-testadas" no final de semana que passou e consideradas aptas a proporcionar um final de semana muito agradável a qualquer um.
Boa semana para todos!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Buenos Aires

O feriadão em Buenos Aires foi maravilhoso, pois foi "cheio":

- de sol;


- de lugares lindíssimos;

- de fotos;


- de ótimas companhias;



- de novidades;


- de muita gente para se conhecer;

- e de utilização de várias línguas diferentes.
Como gosto muito de tudo isso, o feriadão foi perfeito.

OBS: quando soube do números de horas que teria que ficar no ônibus fiquei um pouco apreensiva, já que eram muitas, mas as várias horas passaram rapidamente. Como ou eu estava conversando ou dormindo, as horas no ônibus, ao contrário do que eu imaginei, não foram um ônus da viagem, e sim uma parte boa dela.


- meu corpo ainda está um pouco cansado da maratona, preciso dormir cedo para me recuperar, mas a mente está totalmente descansada.

Mais uma vez repito: como é bom viajar.

Fernando Pessoa já dizia: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fazendo as malas


Arrumar mala é um exercício de adivinhação. Será que vai chover todos os dias de viagem? Ou será que vai fazer muito calor? Será que a previsão de temperatura está certa? Será que vou precisar de alguma roupa mais arrumada ou só o básico de viagem jeans e tênis serão necessários?

Levar muita coisa é ruim, pois viagem é para ser algo leve. Nada de um monte de tranqueiras! Mas também não é bom quando esquecemos algo importante.

A experiência em malas me fez saber que é melhor arrumar mala um dia antes de partir pelo menos e com calma. Nada de fazer mala minutos antes de sair, pois acabamos levando um monte de coisas inúteis e deixamos coisas importantes.

Alguns dizem que fazer mala é uma arte, eu já acho que é questão de treino, praticidade e simplicidade.

Quanto ao destino, estou indo passar o feriadão em Bueno Aires. Já estive lá uma outra vez só, no ano passado e foi por poucos dias, então ainda tenho muito o que conhecer por lá.
Se tiver como, mando notícias!
Bom feriado para todos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Semana das Crianças

Está chegando o Dia das Crianças e como estou rodeadas delas fico vendo e curtindo a movimentação da semana. Muitas escolas estão com atividades especiais por causa da data. Ontem, com aquela tarde linda, bonito de ver a cena e o resultado no pátio do Instituto de Menores, onde as crianças receberam pincéis e tintas e pintaram bancos, pedras e floreiras do pátio.
Os meus alunos da Busy Bee amaram fazer cookies para comemorar a data. Gostaram de se sujar de farinha, apertar a massa e moldar os bichinhos, além de, é claro, comerem os biscoitos.
Os adultos também esperam a data, não pelo mesmo fato das crianças, mas é que um feriadinho sempre cai bem.
Aproveitando o embalo da semana, fizemos um programa em homenagem a elas. Eu, a Luciana, o Giovane, a Júlia e a Letícia fomos ao parque. Foi um final de tarde bem divertido. Cada vez me dou mais conta que o melhor presente que podemos deixar para as crianças com que convivemos são boas lembranças de momentos passados com elas.
Foi bem divertido.


Aliás, é bom aproveitar bastante, pois as crianças crescem muito rápido. Hoje observando a Júlia e a Letícia percebi muito isso. Estão duas mocinhas e ainda "ontem" estavam no meu colo.

Bom, e para curtir o feriado estou começando a fazer as malas, o que é muito bom!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vídeo

Estava aqui preparando a minha Oficina da semana para os adolecentes e entre os inúmeros vídeos a que assisti, gostei bastante deste.

Dia do cão

Não, não estou me referindo a algum dia ruim, ao contrário, hoje é um bom dia, pois é o dia de bons companheiros - os cães.
"Todo mundo sabe que cachorro é o melhor amigo do homem e por isso criaram o dia do cão que é celebrado no dia 4 de outubro. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte (em 1226) de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais".
Em homenagem a esse dia, aqui vai uma montagem com as fotos das sete cachorras aqui de casa, que, de vida de cão, não têm nada. Algumas até podem ter tido no passado, mas, agora, são donas da casa também, pois são nossas super companheiras.


A Pupy pode fazer qualquer concurso público, pois não perdeu nenhuma aula que fiz pela internet. A Loka é a guardiã da casa. Já a Pretinha, a Floricultora. A Lilo, sendo a deficiente da casa, tem regalias e é muito mimosa. A Dama de dama não tem nada é a bagunceira, agita todas quando quer. A Merlot é a caçula e embora não seja mais filhote age e é tratada como tal. E terminando a lista, a Gorda é a veterana e, embora mais velha, cuida e tem paciência com todas as outras, desde que elas não se metam com a comida dela.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O mais novo Lobinho

Vicente

Revigorações

Descobri hoje que o Snoppy está voltando a "moda", à tarde fui ao centro e vi muitas roupas com ele e agora abro o site do portal Terra e lá está ele em destaque. Acho bom, pois gosto quando os personagens da minha época voltam a "viver", assim fico mais próxima dos meus alunos e das minhas afilhadas, além de ser mais fácil, mexer na memória (a minha é bem grande e cheia de detalhes), do que aprender sobre Gormitis, Floriguinhos, Ben 10, Backyardins, etc...
Quanto ao centro de Pelotas, não sei se era o meu "humor", mas ele estava cheio demais, com coisas caras demais, com poucas coisas legais para se ver e comprar e com muita propaganda política. Acho que precisamos mesmo de um shopping e de uma nova estruturação no centro, revigoração, pois já falta espaço.
Bom final de semana para todos!