terça-feira, 26 de julho de 2011

Contrastes

Em Berlim fomos até o local onde ainda resta um pedaço do muro que dividiu Berlim.

A parte da ex-Berlim Oriental é bem mais bonita que a Ocidental. Enquanto no Oriental encontramos prédios antigos e muita história para ver e sentir, na ocidental os muitos e muitos prédios "moderníssimos" deixam tudo sem muita novidade. Entre toda a modernidade da cidade, tem um prédio que é ambicioso e ai sim dá para sentir a diferença. É o complexo da Sony, estava tentando encontrar alguma foto boa, mas nenhuma consegue demostrar qual a real sensação ao entrar no centro dele. Mas assim, resumindo, me senti no futuro.



Mas voltando ao assunto inicial, que era o muro, ele é um simples muro, mas que tem importância quando nos damos conta do que ele realmente significou. Ele está pintado por artistas, e são dezenas de "quadros". Gostei desse, mais especificamente da frase, por que será?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

United Buddy Bears

A exposiçaõ United Buddy Bears reúne cerca de 140 ursos e está agora em Berlim. Já passou por vários países do mundo, meus pais até já tinham os vistos em Montevideo.
"Unidos pelas mãos e formando um círculo, as estátuas de cerca de 2 m de altura visam fazer as pessoas pensarem sobre a tolerância e a compreensão entre os povos. Cada um dos ursos foi pintado por um artista famoso em seu país. O urso brasileiro foi idealizado por Gleice Mere. Ele é marrom e tem imagens de indígenas" - informações Terra.

Foi a primeira coisa que vimos ao chegar, pois os ursos estão aqui perto do nosso ap. Mas não estão dispostos em círculo, e sim numa grande avenida, nas calçadas.

Alguns são bonitos, outros legais, outros não tem lógica, mas a iniciativa é boa e acabamos nos divertindo bastante com os ursos.






Berlim está aproveitando e pelo o que li os ursos estiverem aqui em Berlim antes da turnê pelo mundo e para cá voltaram. Tem um montão de souvenirs utilizando eles, como se fossem um símbolo da cidade. E por falar em souvenirs adoro essas lojas, tanta coisinha legal para ver!

domingo, 24 de julho de 2011

Das belezas e das bizarrices

Ih, estou atrasado com as minhas postagens, ainda não terminei as de Praga e já estamos em Berlim. Terminando de comentar sobre Praga, começo dizendo que no último dia de estadia a chuva parou e fizemos muitas caminhadas em parques e jardins, também fizemos umas comprinhas e à noite, quando estamos dando o último passeio, fomos brindados com um grande show de fogos, lindíssimo, o que fez com que a estadia terminasse com "chave de ouro".
De Praga levo grandes recordações, os teatros, as ruas cheias, as comidas, os bonecos, os prédios e o Hard Rock Café. Em todas as cidades estamos conhecendo ele, mas nunca tínhamos ido em um para curtir mesmo, mas em Praga resolvemos ir e valeu muito a pena. O prédio é lindo, vários andares, a comida e a bebida maravilhosa, o ambiente muito legal e por acaso ainda pegamos um show de rock bem legal. Para terem uma idéia o Hard rock de Praga agradou todas as gerações da família, todo mundo curtiu bastante. Com certeza, é o mais bonito de todos os quais já conhecemos.


Alguns cliques da noite:



Agora a cidade da noite, da fantasia e da da beleza também tem lá as suas bizarrices. No primeiro dia eu ficava só cuidando as lojas, algumas muito diferentes. Umas ofereciam sorvete de absinto, existiam algumas que eram só de bruxas e outras de bonecos estranhos. No primiero dia atinei a tirar a foto de algumas delas de longe, depois me esqueci. Também foi a primeira vez que vi na torre de uma igreja um esqueleto que tocava o sino.





Também tinha um louquinho, um senhor, que ficava perambulando pela rua na frente do nosso apê e a diversão dele era assustador os turistas. O senhor, meio corcundo, chegava perto e fazia algum barulho e as pessoas se assustavam, e ele ria sem parar. Só que ele fez isso por horas e horas, depois do susto todo mundo ria e ficava um monte de gente só observando ele dando os sustos. Nunca tinha visto nada parecido.
Agora, bizarro mesmo, foi uma cena presenciada pelo meu irmão e minha cunhada. Essa eu não presenciei. Em plena tarde, no movimentadíssimo centro antigo de Praga, uma mulher completamente nua caminhando e uns fotógrafos e câmeras profissionais registrando o momento. Não temos a mínima idéia o porque disso, meu irmão disse que a reação das pessoas era de não acreditar e depois começarem a bater fotos. Para mostrar que trata-se de uma história e não de uma estória, aqui vai a prova.


E cada coisa que acontece nesse mundo...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Não concordam que é um lugar fantástico?











Praga by Clarissa

Praga

O nome dessa cidade não é adequado, pois Praga é algo ruim e não há nada de ruim nesse lugar, ao contrário, é uma das cidades mais bonita que eu já conheci, se não a mais bonita.

As cores, os prédios antigos, a limpeza, a segurança, as pontes, as estátuas, tudo é lindíssimo.

Além disso tudo, o astral é muito bom e a magia paira no ar. A fantasia de qualquer um é estimulada no meio de castelos, bonecos, marionetes, pontes, músicos, cornetas, estátuas os quais estão por toda a parte.

Fico imaginando as caras dos meus alunos se vissem tudo isso aqui, pois até "gente grande" fica encantada, sem piscar ao ver os marionetes e os bonecos que passam no relógio a cada hora. Fico imaginando os pequenos.

Estou tentando aprender a manipular marionetes, quem sabe até a volta já saiba comandar o boneco.

Fomos em peças no Teatro de Luz Negra e no Teatro de Marionetes, os dois tipos de teatros tradicionais de Praga, muito diferente essas formas de fazer teatro, vale a pena conferir, pois não é algo que vejamos no Brasil ou em outro lugar.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do amigo

Aproveito o Dia do Amigo para mudar um pouco de assunto e falar sobre algo melhor que viagens, a amizade. Hoje é dia de falar da convivência criada não por laços de sangues e sim por afinidades. A amizade tem um papel muito importante na vida das pessoas e, quando penso na minha, percebo isso. Tantos segredos e planos dividos, risadas, interações, ligações, alegrias, tristezas e até brigas, é o conjunto de tudo isso que faz da amizade algo tão importante. Amigo e com quem se pode contar e com quem se gosta de estar.

Eu não sei viver sem os meus amigos, coisa mais sem graça seria:

- se tivesse que trabalhar no CAS sem a Júlia, a Jô, o Alessandro e a Jussara;

- não tivesse no meio da semana noites de desconcentração com a Lídia, a Luize, a Carla, a Carol, a Aninha e a Isabel;

- os estudos sem o Igor;

- os feriadões sem a velha guarda que mora longe, mas que são os companheiros fieis, composta por Marília, Rafael, Ana Paula, Diego e Sylvinha;

- Porto Alegre sem Letícia e o João;

- as festas de família sem meus cumpadres Duda e Renato e meus primos, que mais do que primo, são amigos;

- e se na época do MP não tivesse a Faby, o Zé, a Magda e a Carol Grassi;

- fazer Pilates sem as longas conversas com a Juliana;

- conviver em família sem ser com meus irmãos e amigos Felipe e Luciana;

- ter um cunhado que não fosse o meu querido cunhas Gica!!

Além disso é inimaginável viver sem os abrações da Laura, as ligações da Renata, as conversas com a Mel e com a Cau.

E voltando ao assunto viagem, coisa mais sem graça viagens sem amigos, dessa forma, sigo afirmando, AMIGOS são essenciais.

“O tempo passa. A vida acontece. A distância separa. As crianças crescem. Os empregos vão e vêem. O amor fica mais frouxo. As pessoas não fazem o que deveriam fazer. O coração se rompe. Os pais morrem. Os colegas esquecem os favores. As carreiras terminam. Mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.”

Aos meus amigos, citados ou não (ainda bem que é impossível citar a todos, pois são muitos), agradeço a amizade e o carinho de sempre!

Mais fotos de Veneza

















Veneza
































No filme Comer, Rezar e Amar os personagens em um momento comentam sobre qual a palavra definiria cada cidade. Eu acho que a que defini Veneza é ÁGUA, mas não achem que é pelo óbvio motivo dela ser cercada e cortada por muita água, e sim porque água significa para mim muita coisa. Não é a simples H2O, como aprendemos na escola, insípida, inodora e incolor quando tratada, e nem só a fonte da vida. Para mim ela é revigorante, energética, inspiradora. O astral que a água dá para uma cidade é inegável, imaginem o Rio de Janeiro sem o mar, Veneza sem seus canais e até Pelotas sem a lagoa e o arroio, não iam perder toda a graça?

Veneza para mim foi uma surpresa, não tinha a exata noção da dimensão da água.

Como um bom banho quente em um dia frio ou um fresquinho em dia quente, Veneza é acolhedora e revigorante. Não tem como não sair dela mais feliz do que chegou, com a cabeça mais no lugar, mais descasanda e energizada.

Me lembrei da letra de uma música da Marisa Monte:
"Água também é mar
E aqui na praia
também é margem

Já que não é urgente
Aguente e sente
aguarde o temporal
Chuva também
é água do mar lavada

No céu imagem
Há que tirar o sapato
e pisar
Com tato nesse litoral

Gire a torneira,
Perigas ver
Inunda o mundo,
o barco é você

Na distância, há de sonhar
Há de estancar
Gotas tantas não demora
Sede estranha"

PS: Falando em música brasileira, ela está contudo, pois é escutada por todo o lugar. Umas três vezes já entrei em lojas onde estavam tocando músicas dela e ontem aqui na frente do ap, em Praga está dando "Bate forte o tambor" (não deve ser esse o nome da música, mas vocês sabem qual é). E assim, já estou em Praga e as postagens ainda em Veneza, porque não dá tempo para tudo, mas logo começo as daqui. Beijos para todos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Coisas que o Brasil podia copiar

Sem dúvida o Brasil podia copiar um pouco do Velho Mundo (afinal eles são mais experientes) em algumas coisas e a primeira delas podia ser o transporte público. O sistema de metro faz com que possamos nos deslocar rapidamente, coisa bem boa estar num lado da cidade, entrar para baixo da terra e alguns minutos depois estar no outro lado da cidade.
Entre as cidades o sistema de trens é muito bom. Fomos para Veneza de trem e ao sentar procurei o cinto de segurança e não tem. Não é necessário pois a viagem é super tranquilo, nenhuma parada bruta, nada que faça o corpo se mexer da cadeira. Consigo ler sem enjoar, tomamos mate e a mesinhas e as quatro cadeiras uma na frente da outra fazem com que se monte o cenário de uma "sala de visita" ou restaurante. Então as quatro horas até Veneza foram muito prazeirosas e passaram muito rápido.

Clique da viagem:


Ao chegarmos em Veneza meu pai disse que tinhamos um ônibus e imaginei um, mas ele era um barco, eu tinha noção que Veneza era totalmente água e que realmente não tinha veículos que não os aquáticos. Outra surpresa, o sistema de barcos deles é muito bom também e andamos com facilidade, aliás, cada deslocamento já era um passeio.


Além do transporte público, tem outra coisa que podíamos caminhar, as descargas aqui tem dois botões, uma para xixi e outra para coco. Mais água ou menos água dependendo da situação, não é algo muito inteligente?


sábado, 16 de julho de 2011

Photos - 16.07 - Roma











Palíndromo - Roma - Amor

Dessa vez estou escrevendo um diário de viagem, pela primeira vez, além do blog, vou escrever um diário pessoal, são muitas as aventuras em uma viagem como essa, não dá para não guardar para a "posteridade".

Estava pensando em um post para hoje e decidi que hoje, aqui terá uma cópia fiel do diário, só hoje :P

************************************

Roma, 16 de julho de 2011.

Conseguimos acordar bem cedo conforme o previsto e as 8:30 já estávamos entrando no Coliseu, conforme queríamos. Já pegamos um pouco de fila e estava apenas abrindo. Por falar em fila, ficamos em uma enorme no Vaticano para entrar na Basílica São Pedro (linda, deslumbrante!), mas ela andou rápido!

Queríamos ir na Capela Cistina e então descobrimos que ela fica dentro do Museu do Vaticano. Não havia fila para entrar, mas lá dentro sim. Sábado é um dia com muito movimento nos pontos turísticos. Falando em turistas, Roma está cheio deles e grande parte é de brasileiros.

Ponto bizarro do dia - as pessoas comprando lenços de Roma e amarrando nas pernas, como um saiote, já que não pode entrar de short curto ou mini saia no Vaticano.

Ponto fraco - fizemos passeios que exigiram muita caminhada (o dia todo) num dia só. Resultado: a Luciana já não conseguia mais caminhar e faltou pique para entrarmos no Castelo de Santangelo, mas ficamos embaixo, olhando para ele, tomando cerveja.

Ponto alto - acho que o melhor do dia de hoje foi a capela, ops, a Basílica (não posso rebaixar tal grandiosidade) São Pedro. Linda de morrer!

A noite terminou no ap, janelas bem abertas para rua, para entrar ar e ver o movimento, com strogonofe. Compramos um arroz que vinha numa caixa e surpresa, quando abrimos vimos que se tratava de arroz quebrado, a quirela brasileira, mas tudo bem, deu para comer.

Amanhã, as 10:25 da manhã pegamos um trem para Veneza (cidade dos meus sonhos). Previsão do tempo para viagem - 4 horas.

**************************************
Agora quanto ao nome da postagem, ela se refere ao que está escrito numa camiseta muito bonita que eu comprei hoje. Gosto de palíndromos, e esse é bem legal, principalmente para brasileiros.

Mando notícias assim que possível.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

E a Itália!!!

É bem como imaginei, sem tirar nem pôr, muita cor, gente, calor e flores nas sacadas.
Tudo muito lindo, muito o que se ver, inúmeros pontos turísticos, mas o melhor mesmo é simplesmente andar pela rua, tudo é interessante.
Foge um pouco dos padrões europeus, o metrô é um lixo, muitas ruas estão sujas, mas tem uma vida e um astral muito legal. História, clima bom, espaços interessantes e o pessoal é muito simpático. Também tem os helados, as "birras" (cervejas italianas), as pastas, gente falando alto e turista por todo o lado.
Não tem internet no ap e o ciber aqui de perto estava sem conexão, estou aqui num restaurante torcendo para que a senha de wi-fi deles funcione ou que eu consiga outra conexão. Mas assim, decidi ir escrevendo os posts independente de ter meio ou não para postá-los no dia, então se num mesmo dia entrar mais de um post de diferentes ocasiões não estranhem, pois é o melhor que conseguirei fazer.
Ah, e aproveito para agradecer ao João, namorado da minha amiga Letícia, que entendeu o meu desespero e ficou até a meia noite dando um jeito no meu computador no dia antes da partida já em POA. Agora meu computador já consegue navegar em redes wi-fi. Obrigada João, estou te devendo uma.

A conexão está bem ruim, então consegui baixar poucas fotos.



A chegada

No aeroporto de Portugal fizemos uma conexão para Roma, foi onde passamos as nossas primeiras horas na Europa. Loucos para chegar em terra firme e passear, sobrevoar Lisboa e não poder descer para dar uma volta não foi legal. Ficamos olhando e identicando os lugares que conhecemos lá de cima.
Resolvemos tomar um café no aeroporto, enquanto esperávamos o outro vôo e fiquei eu encarregada e encontrar uma mesa para nós. Todas estavam ocupadas. Fiquei olhando e de repente um rapaz bem bonito me olhou se levantou da mesa e apontou para ela, me oferecendo a mesa sem nenhuma palavra. Então minha cabeça começou a pensar, e ai, falo obrigada, thank you, merci, gracias, grazie ou de outra forma, fiquei muda. Da dúvida não disse nada, sorri, pois essa é uma linguagem universal, ele entendeu, eu entendi, sem nenhuma palavra.
Porém, isso aconteceu só nas primeiras horas, agora as línguas fluem, qualquer delas, uma misturança. Espenhol, com italiano e inglês e precisando até um pouco de português, o cérebro se adapta rápido e o ser humano tem a capacidade de se adaptar e o desejo de comunicação dá um jeito em tudo.
Mas assim, sem dúvida, o inglês é universal, vendedor de rua, garçon, todo mundo fala inglês aqui na Itália, o que nos salva. Na Itália está facil, quero ver em Praga ou em Berlim. Por enquanto tudo tranquilo.
PS: ainda comi um pastel de belém no aeroporto de Portugal que eu adoro. Aproveitei Portugal de alguma maneira.

Metáforas e/de viagem

Longas viagens geralmente iniciam com decolagens, coisa que eu adoro.
Muitos ficam apreensivos, já eu, adoro a sensação de sair do chão, o friozinho na barriga.
Num minuto estamos com os pés (ou as rodas) no chão e depois, como num passe de mágica estamos voando, fora do chão, da realidade, do concreto.
O tempo estava feio aqui embaixo, frio e com muitas nuvens, depois da decolagem, um pouco mais alto, muito sol e nuvens bem branquinhas ao longe. Muito lindo!
Essa é a sensação de uma decolagem e de um início de viagem. O chão sai de baixo, mas para voarmos, para conhecermos o desconhecido.

****************************
E por falar em início de viagem tudo corre as mil maravilhas. Os vôos tiveram apenas pequenos atrasos e foram bem tranquilos., e a bagagem de todos chegou. O cansaço do primeiro dia depois de uma noite mal dormida e da diferença do fuso horário, já foi superado com uma boa noite de sono.
E aqui, o tempo está maravilhoso. Muito sol, cor e uma brisa agradável para refrescar!


domingo, 10 de julho de 2011

Tic, tac, tic, tac.

E não é que está chegando a hora! Estava aqui checando documentos e bagagens, já que tudo tem que estar prontinho e organizado e, até a hora do ônibus para Porto Alegre, na terça-feira, não terei quase nada de tempo livre.
Viagens como essas, não muito curtas e para lugares distantes, não são simples férias, são mais do que isso, pois são férias da própria vida. E aconselho isso para todo mundo!
Um mês indo a lugares desconhecidos, provando outros sabores, escutando outros idiomas e aproveitando muito tudo isso traz um distanciamento que permite tanta coisa.
É bom sair um pouquinho de cena de sua própria vida e pensar no que está se fazendo e como está se vivendo. Longe cotidiano o percebemos melhor, pois de fora é tão mais fácil se dar conta das coisas.
Além disso, sempre voltamos renovados de uma viagem dessas, cheios de novos parâmetros, conhecimento e com novas visões.
Minha expectativa é enorme, tenho certeza que esse um mês tem tudo para ser inesquecível.
Ótimas companhias, lugares que pelas fotos são lindos, verão como eu tanto gosto e muita vontade de curtir tudo isso.
Um mês longe daqui é bom para tantas outras coisas também. Dar um tempo para o que é chato, difícil e cansativo, e voltar com mais fôlego, para mudar o que dá, ou conviver com o que é impossível alterar. Do que é ótimo e essencial também pode ser bom ficar um tempinho afastado, para depois matar as saudades.
Um mês pode ser tempo suficiente para amadurecimentos ou perecimentos, assim como para decisões e mudanças.
Não estou esquecendo do essencial para aproveitar bem uma viagem: desprendimento, tolerância, curiosidade, paciência e espírito de aventura.
Que comece logo o período das comidas diferentes, de algumas línguas incompreensíveis, dos aeroportos, mapas, trens e gente diferente, pois adoro e estou precisando!

sábado, 9 de julho de 2011

"Brasilidade"




Terminei de ler o livro Comprometida, que é da mesma autora de Comer, rezar e amar. Não é a continuação do outro livro, ao mesmo tempo que é, contraditória essa informação?

Quem já viu o filme ou leu o primeiro livro sabe que a autora na sua viagem se apaixona por um brasileiro e o segundo livro começa com os dois voltando aos Estados Unidos e ele sendo barrado na imigração, o que faz com que os dois precisem se casar para ficar juntos. Na verdade a história deles não é o principal do livro, mas sim a reflexão sobre casamentos. O livro é bom. Mas o que me chamou atenção foi o jeito como a autora fala do Brasil nas vezes em que toca no fato de Felipe ser brasileiro.

Agora vou ter oportunidades de saber mais um pouco da visão de estrangeiros sobre brasileiros, assim que tiver essas informações as publicarei, pois acho muito interessante saber como "brasilidade" é definida no exterior.

Numa das últimas páginas do livro, há um diálogo entre Felipe e a autora, com o qual não tem como os brasileiros não se identificarem, pois acho que somos bem assim.

"- Querida, nada disso se aplica a mim.

- Por que não? - perguntei.

- Não sou grego nem hebraico.

- Então o que você é?

- Sou brasileiro.

- Mas o que isso quer dizer?

Felipe riu.

- Ninguém sabe! Isso é que é maravilhoso em ser brasileiro. Não significa nada! Por isso, dá para usar a brasilidade como desculpa para viver a vida como a gente quer. Na verdade, é uma estratégia brilhante. Ela me levou longe.

- E como é que isso me ajuda?

- Talvez possa ajudar você a relaxar! Você vai se casar com um brasileiro. Por que não começa a pensar como brasileira?

- Como?

- Escolhendo o que você quer! Esse é o jeitinho brasileiro, não é? Pegamos as ideias de todo o mundo emprestadas, misturamos tudo e depois, com isso, criamos algo novo (...)".

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais papos de criança

Falta uma semana para acabar o semestre na Busy Bee. Meus alunos, apesar do grande frio que vem fazendo, estão comparecendo as aulas cedinho e já sabem que semana que vem começam as férias e que eu vou viajar. Hoje eu estava revisando coisas aprendidas no semestre, algumas músicas e no meio do papo alguma criança fala em arco-iris.

Para eu checar se elas tavam sabendo, perguntei:

- Como eu falo arco-iris em inglês?

Recebi uma resposta no mesmo segundo, de várias crianças, para o meu orgulho, a memória delas é muito boa.

Então, uma aluna minha, que é muito engraçada, me olha e diz:

- Tu devia saber isso, és uma teacher!

Só ri, não ia explicar para ela que eu sabia, que só estava testando eles. Mas eles tem cada uma, só convivendo com eles todos os dias para se ter noção.

sábado, 2 de julho de 2011

O "modelito" mais adequado

O Lugares, pessoas, palavras... trocou de "roupa" para melhor se adequar a situação. Ele agora vai voltar a sua finalidade inicial, a de um Diário de Viagem. Foi para isso que ele surgiu há quase três anos atrás.

Acabei gostando da função e adaptando o conteúdo do blog e a sua finalidade, mas essa é a faceta do blog que eu mais curto de fazer, pois amo falar sobre viagens tanto quanto viajar. Trocar idéias e impressões sobre lugares, incentivar as pessoas a viajarem e auxiliar na organização de viagens de amigos são coisas que faço com muito prazer.

Faltam 11 dias para a partida, a arrumação das malas começa, além de ter que deixar tudo organizado e planejado por aqui.

O roteiro dessa vez promete ser surpreendente. Todo mundo que já foi nos lugares para os quais vamos falam maravilhas e, pelo o que tenho visto na internet e nos guias, os comentários não são exageros.

Agora falta pouco! :)