sábado, 26 de setembro de 2009

Welcome Spring!


Chegou a Primavera, muito bom!

A Dom Joaquim estava perfumada hoje, as arvóres com flores exalavam agradavéis perfumes.

Impossível não dar mais vontade de sair de casa para ver toda a mudança na paisagem.

A Primavera mexe com a natureza das plantas e das pessoas. Traz vida, renascimento... traz também um pouco de coceira nos meus olhos e no meu nariz, além de alguns espirros, mas nada que um anti-alérgico não resolva.

Inspirada pela chegada dessa bonita estação tirei algumas fotos do pátio e da floricultura:


"Springtime, Springtime,
what a happy time,
Sunshine, Sunshine,
it makes me feel so fine"

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pelotas III

Pôr-do-sol no Pontal da Barra

Essa paisagem, acompanhada dos sabores dos pastéis de Camarão e Siri, junção perfeita para finalizar um final de semana.

sábado, 19 de setembro de 2009

Autorretrato

Minha mãe ganhou de presente de aniversário um DVD que eu adorei, Autorretrato do Kleiton e Kledir. Muito bonita a música em homenagem a Pelotas, a única que eu já conhecia, mas as outras não ficam para traz, muitas são ótimas. Adorei conhecer um monte de músicas bonitas todas de uma só vez. Há a opção de assistir só as músicas ou de as assistir junto com comentários. Recomendo!
Essa é a música que deu nome ao DVD:


Gabi e Lelê

Hoje passei o dia com as minhas afilhadas, tão lindas elas. Cada uma com a sua personalidade e numa fase da vida. Bom de curtir!

Cliques da dinda coruja:

Gabi pela manhã


Helena à tarde

Pelotas II


Rua Félix da Cunha, ao fundo Catedral São Francisco de Paula - Centro

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pelotas I

Conforme comentei no post anterior, Pelotas será um tema mais presente no meu blog, resolvi que para retratar a minha cidade utilizarei o seguinte método: nas próximas semanas, vou tirar 20 fotos da cidade, e irei as publicando aos poucos. Assim em vinte imagens vou tentar mostrar Pelotas sob os meus olhares.

E para começar, uma foto minha (que até já foi publicada no Segundo Caderno - blog da Lidia) do trapiche do Laranjal, que é um dos meus lugares preferidos da cidade. No momento ele está interditado, pois corre risco de desabamento e no dia em que a foto foi tirada, um dia muito quente do mês passado, o portão que servia para fechá-lo estava sendo usado como rampa, e ao invés de estar impossibilitando a subida estava facilitando.

Tomara que ocorra a reforma, para que lugar tão bonito e característico de Pelotas não desapareça.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Olhar de Turista

Meu final de semana foi tão bom... fiz tanta coisa!
Minha amiga Sylvia veio do Rio de Janeiro e fazia tempos que ela não vinha. Minha tia e duas primas vieram para Pelotas também.
Foi aniversário da minha mãe e da minha amiga Mel, então o final de semana foi cheio e animado, muitas comemorações!

Uma das minhas primas que veio no final de semana não conhecia Pelotas e a minha amiga Sylvia, embora seja uma pelotense, passou o tempo todo querendo tirar fotos de tudo para mostrar para o pessoal do Rio e querendo aproveitar muito Pelotas.

Em decorrência disso, fiquei me “botando no lugar” das pessoas que vem conhecer Pelotas. Adoro estar na posição de turista, estar conhecendo um lugar novo. Geralmente turistas procuram o que há de bonito no lugar em que estão. Quando estamos viajando parece que ficamos ligados mais na beleza das coisas do que nos defeitos. Certamente o olhar durante uma viagem é outro, e embora conheçamos mais a cidade em que moramos do que às outras, comumente não sabemos coisas importantes sobre ela e não conhecemosalguns lugares bonitos dela.

Dia desses, li na Internet um diário de viagem, no qual uma pessoa fala sobre a estada dela em Pelotas, e suas impressões sobre a cidade, achei muito legal. No final da post a pessoa dizia que gostaria de voltar a Pelotas um dia.

Depois de tudo isso me deu vontade de “explorar” mais a cidade de Pelotas, e utilizar mais meu blog para apresentá-la a todos, o que vou tentar fazer, em futuras postagens.

Para finalizar, aqui está uma foto desse final de semana, com minha Tia Arceli. Ela merecia uma foto comigo no blog, pois acho que ela é a minha leitora mais assídua. Lê todos os dias, assim como lê a Zero Hora. Obrigada tia, por prestigiar o blog sempre, só sabendo que existem leitores como tu, e que o blog acaba sendo uma forma de aproximação, é que “deixo” a preguiça (que as vezes aparece) de lado e continuo escrevendo.

Beijos para todos!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Números

Hoje é dia 09/09/09, é bem difícil ocorrer essa combinação, nos próximos três anos vamos passar por datas assim, depois só no século que vem...
Passei a manhã contando e cantando números em inglês para os meus alunos.
Agora a pouco estava fazendo a contabilidade da nossa turma de português.
Sei lá, fiquei pensando em números, ou melhor, não em números, e sim sobre números.
Resolvi botar no google a palavra números, é achei esses slides sobre números, não sei se a origem dos números é essa mesmo, mas de qualquer forma, é interessante a teoria.

ClickLoco.Com

Convivemos com tantos números números no nosso dia-a-dia, idade, telefones, valores, calorias, horas, dias, impossível imaginar nossas vidas sem números.

Me lembrei de uma música dos Engenheiros que se chama Números e é bem bonita, afinal, embora números sejam bem úteis, não podem quantificar muitas coisas.

PS: e como os números nem sempre mostram a realidade, o contador do meu blog está louco, pois no final de semana eu tinha um pouco mais do que seis mil acessos e hoje apareceu mais de 11 mil, deu algum "tilt" nele.

domingo, 6 de setembro de 2009

Uma linda Lua!

Ontem numa conversa boa, comentávamos sobre cena bonitas da vida. A Carol elegeu uma cena que ela achou bonita no aniversário em que estávamos. Ficamos nos lembramos de cenas interessantes que ocorreu durante o dia, pensando que em filmes ficamos prestando atenção nas cenas e algumas nos tocam, falas de filmes que gostamos, coisas que nos marcam. Conversa vai, todo mundo dando a sua opinião, chegamos à mesma conclusão, que na vida é igual, ocorrem, no dia-a-dia, entre situação banais, cenas e falas inesquecíveis.
Não pensem que elas precisam ser fantásticas, não necessitam ser grandes acontecimentos, nem são bonitas para todo mundo, aliás, nas cenas mais simples, o encantamento delas são originadas muito pelo subjetivismo do “receptor”, coisas banais passam a ser bonitas, engraçadas, especiais, ou de alguma forma inesquecível, pelo poder de mexer em sentimentos.

Nessas horas dá vontade de sempre registrarmos o momento, e da maneira mais perfeita possível, mas nem sempre isso é possível.

A Raquel às vezes se lamenta de não termos como registrarmos todos os acontecimentos das nossas aulas. Copiamos num caderninho as falas “especiais” dos nossos alunos aos finais das aulas, para relê-las. Tem ocasiões que são de filmar, mas como são inesperadas e acontecem quando menos esperamos, temos que guardar a cena e as falas na nossa memória, embora seja grande a vontade de compartilharmos os “acontecimentos” com outras pessoas, ou termos como revivê-las.

Depois disso, chegamos à conclusão que o que podemos fazer é aproveitarmos muitos esses flashes em nossas vidas, além estarmos sempre atentos e sensíveis para eles.

Depois de todo esse assunto durante à tarde, meus amigos Raquel e Alfredo estavam me dando uma carona até em casa quando avistamos uma lua maravilhosa, bem baixinha e laranja, então resolvemos ir ao Laranjal curtir ela um pouco, e estávamos munidos de máquinas fotográficas. Então começamos a curtir a Lua e a função de tentar fotografá-la. Ela estava tão linda e grande no céu, mas para as nossas singelas máquinas de fotos, ela não passava de uma “luzinha redonda no céu”, rimos tanto tentando captar as imagens, tentamos de tudo, e o resultado foi esse.


Várias fotos que ficaram igual, a lua sempre pequenininha, umas em que esqueciamos de tirar o zoom. Demos muita risada da situação.
Algumas horas depois da função da praia, a fala da Raquel no MSN: “mais um daqueles momentos, flashes da vida que não podemos deixar passar despercebidos, sobre o que estávamos justamente falando, né?".
É bem isso Raquel, podiamos ter deixado passar, ainda bem que estávamos com tempo, disposição e sensibilidade para não deixarmos passar.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As minhas afilhadas

E depois de tanta espera a Helena chegou! Linda, saudável, um amor. Nascimento sempre é bom, traz renovação, esperança, mudança. Eu estou uma dinda muito feliz e o dia 2 de setembro, que não passava de um dia comum para mim, a partir de hoje, será um dia especial, pois nasceu minha segunda afilhada, a Helena.
Faz um ano que me tornei dinda, em setembro do ano passado fui convidada para ser dinda da Gabriela, minha primeira afilhada, uma fofura de menina. Coisa boa ir acompanhando o desenvolvimento de uma criança, e ver que o bebê que há alguns meses estava no meu colo, já corre por ai, já fala. Melhor ainda ver a evolução de afetos.
No decorrer da vida vamos nos dando conta que nascemos para ser algumas coisas e não para outras. E isso acontece naturalmente, dentro das minhas certezas e incertezas, tenho uma certeza absoluta, o papel de dinda me "cai", me "veste" (ou sei lá qual expressão usar), MUITO BEM, pois curto muito tudo isso!
Helena

Gabriela

Vão dizer que não são muito lindas?