quinta-feira, 22 de abril de 2010

Todos os dias, palavras surgem e deixam de existir...


Todos os dias, palavras surgem e deixam de existir...

Os dicionários são alterados ano a ano, e isso acaba ocorrendo não só em decorrência das reformas ortográficas. As línguas vão se "enriquecendo" ou "empobrecendo" (depende da sua opinião) com o passar do tempo . São termos relacionados a tecnologias, estrangeirismos, nomes de novas "coisas" que vão surgindo... o certo é que as línguas vão se alterando de maneira rápida e constante.
A lei do "uso-e-desudo" da Biologia, vigora no âmbito das palavras também. As pessoas criam palavras e passam a usá-las, fazendo com que nosso idioma as incorpore. Também é constante o "esquecimento" de algumas, as quais passam a não ser faladas, e se não são utilizadas, podemos considerar que elas praticamente não existem, já que a função de uma palavra é a comunicação.
Quer conhecer bem uma língua? Então nunca pare de estudar e principalmente de utilizá-la!
Hoje, minha avó, quando estava voltando para casa depois de ter almoçado aqui comentou:
- Vocês falam tantas coisas que eu não entendo, tão diferentes! Por exemplo, uma me diz que vai para um tal de Pilates ao invés de falar que vai para a ginástica, a outra me oferece um "capelete" ao invés de um cafezinho (na verdade ofereci um Cappucino).
A mãe e a Luciana que estavam presentes na cena, deram muitas risadas com a constatação da vó, e chegaram em casa me contando, o que me fez perceber o quanto incorporamos novas palavras ao nosso cotidiano e nem nos damos conta.
É a vida, tudo sempre mudando...

sábado, 17 de abril de 2010

Domingo de decisão

Estou na mesma situação que o Esporte Clube Pelotas. Amanhã é dia de decisão. Estamos preparados, e “melhores” do que nunca. Há chances, mas é muito difícil.

A vantagem que tenho sobre o Lobo é que vou “jogar” em casa, no Colégio Pelotense, onde aprendi a escrever, num lugar nostálgico e familiar para mim.

A desvantagem é que enquanto eles vão jogar onze contra onze, eu vou jogar contra 78.507 candidatos, é isso mesmo, eu não errei o número, são 78.508 candidatos concorrendo às 122 vagas inicialmente abertas e a mais 50 que podem ser abertas posteriormente. Não é “mole”, pelas minhas contas são 643 candidatos por vaga, considerando apenas as vagas iniciais. Muita gente não irá comparecer, já que o concurso será no mesmo dia da prova da OAB, e a maioria vai despreparada. Na realidade se concorre com uma pequena porcentagem, mas que com esses números, não é tão pequena assim.

Agora o “Pelotinhas”, eu e meu companheirão de estudos Igor, precisamos de calma, atenção e sorte amanhã. Deu de dedicação e “treinos”!

Quanto ao jogo, provavelmente saberei quando houver gols do Pelotas através dos foguetes. No domingo passado estava fazendo uma prova e mesmo assim soube que o Lobo tinha vencido, em decorrência das muitas buzinadas e foguetes. Como sou Pelotas, elas não me desconcentram, até me dão mais ânimo para a prova.

A sorte está lançada!
Que vença o melhor!


Eu, Lobão e Igor

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Em tempos de chuvaradas...

Resolvendo questões de língua de portuguesa, conheci uma poesia, a qual achei muito atual, diante da atual situação climática e social do Brasil.
A GOTEIRA NOSSA DE CADA DIA
Veio a enxurrada e desmanchou o formigueiro.
A formiga, logo em seguida, pôs-se a trabalhar.
Veio o vento e arrebatou o ninho.
O pássaro, a tecê-lo, pôs-se novamente.
Veio a enxurrada e invadiu o barraco do homem.
Veio o vento e arrancou-lhe o telhado.
O homem... ao mundo, pôs-se a lamentar...
A goteira é um furo no telhado.
Feliz quem tem telhado.
Feliz quem tem goteira.
(José Carlos Higel)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Garotas propagandas

Faz bem sair um pouco da rotina e fazer algo um pouco diferente.

O Pilates já está na minha rotina. Fiz há pouco tempo uma postagem sobre ele.

Mas ser "garota propaganda", isso não estava nos meus planos.

Foi divertido. A Juliana precisava de fotos com pessoas praticando, então "convocou" eu e a Luciana. Praticar de verdade é mais fácil do que "posar", porque ficar parada nas posições para que o fotógrafo tirasse várias fotos, é mais complicado e cansante. Foram muitas fotos, algumas ficaram bem legais, aqui vão algumas:

Antes da foto!

Bom ficar nessa posição.

Cachorro é tudo de bom!

Adoro essa propaganda, então resolvi colocá-la aqui, em homenagem a Pupy, Merlot, Gorda, Lilo, Dama, Pretinha e Loka!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Feriadão

O feriadão de Páscoa foi ótimo, um tempo de reencontros. Aproveitei bastante! Nada de estudos ou coisas chatas. Aliás, nem parei em casa. Os reencontros com pessoas queridas fizeram o feriadão ser especial.

E já que páscoa é renascimento e renovação, aproveitei bastante, para ter “fôlego” nas próximas semanas, já que tenho concursos em breve, e, conseqüentemente, estudos.

Alguns cliques do feriadão (pena que faltam fotos de outras ocasiões e pessoas que fizeram parte da minha páscoa):




Bom recomeço para todos!

domingo, 4 de abril de 2010

GABRIELA

Hoje eu me lembro muito bem do que fiz há exatamente dois anos atrás...
Me acordei com um telefone no meio da madrugada, fui para o hospital, de café da manhã comi pão de queijo com suco na padaria em frente ao Miguel Pilcher, fui trabalhar, mas só ficava pensando na coisinha mais amada que tinha acabado de nascer. A tardinha voltei para o hospital, e fiquei horas lá, só "babando". Lembro que jantei bauru do Circulus e do cheiro de bebê no quarto.
Esse dia foi muito marcante para mim, pois há exatos dois anos nasceu minha afilhada, tão esperada.
Ela era bem levinha, hoje não consigo ficar muito com ela no colo de pé, pois ela está grande.
Ótimo ver o crescimento dela, que não é mais um bebê, e sim uma pessoa cheia de personalidade.
Na saída da festinha ganhei um "Tchau, dinda!" lindo, bem alto e com uma sorriso sapeca!
- Quatros de Abril -

- Quatro de Abril de 2010-


sexta-feira, 2 de abril de 2010

E o Abril chegou!


Chegou Abril, o mês que tem sabor de chocolate, feriados e temperaturas amenas!

Meu feriadão já começou bem, com apresentação do Filhos do Sol na FASE (antiga FEBEM), experiência bem interessante, encontros com amigos que moram longe e com os que moram perto também, muitas risadas, família, comida boa, sol, , muita coisa legal, e ainda bem que ainda tem bastante feriado pela frente, pois ainda tem muito o que se curtir.

Um ótimo feriadão e páscoa para todos!
......................................................................................................