quinta-feira, 22 de abril de 2010

Todos os dias, palavras surgem e deixam de existir...


Todos os dias, palavras surgem e deixam de existir...

Os dicionários são alterados ano a ano, e isso acaba ocorrendo não só em decorrência das reformas ortográficas. As línguas vão se "enriquecendo" ou "empobrecendo" (depende da sua opinião) com o passar do tempo . São termos relacionados a tecnologias, estrangeirismos, nomes de novas "coisas" que vão surgindo... o certo é que as línguas vão se alterando de maneira rápida e constante.
A lei do "uso-e-desudo" da Biologia, vigora no âmbito das palavras também. As pessoas criam palavras e passam a usá-las, fazendo com que nosso idioma as incorpore. Também é constante o "esquecimento" de algumas, as quais passam a não ser faladas, e se não são utilizadas, podemos considerar que elas praticamente não existem, já que a função de uma palavra é a comunicação.
Quer conhecer bem uma língua? Então nunca pare de estudar e principalmente de utilizá-la!
Hoje, minha avó, quando estava voltando para casa depois de ter almoçado aqui comentou:
- Vocês falam tantas coisas que eu não entendo, tão diferentes! Por exemplo, uma me diz que vai para um tal de Pilates ao invés de falar que vai para a ginástica, a outra me oferece um "capelete" ao invés de um cafezinho (na verdade ofereci um Cappucino).
A mãe e a Luciana que estavam presentes na cena, deram muitas risadas com a constatação da vó, e chegaram em casa me contando, o que me fez perceber o quanto incorporamos novas palavras ao nosso cotidiano e nem nos damos conta.
É a vida, tudo sempre mudando...

Um comentário:

  1. É pura verdade essa constatação que fazes sobre o "desaparecimento" e "surgimento" de novas palavras.
    Hoje vocês "ficam", nós "flertávamos",vocês vão para "balada", nós íamos ao "baile".
    No meu tempo de adolescente, festa dancente na garagem era "brincadeira"...e era bom!
    E paquerar? Como tinham gurias que gostavam? He,he....

    ResponderExcluir