sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Liberdade!

Palavra cheia de significados essa!
Eu que trabalho com adolescentes com a sua liberdade restrita, converso semanalmente sobre isso, hoje não foi diferente, conversamos sobre liberdade, direito e deveres, ao mesmo tempo que tento fazer as conversas serem as mais simples possíveis, acho que elas são as mais complexas que eu tenho durante a semana.
O certo é o seguinte, é o que todo mundo busca, não é?
Liberdade de pensamento, liberdade de ir e vir, liberdade de escolha, liberdade para tudo...
E o que eu tento fazer os adolescentes entenderem, e o que não só eles precisam entender, é que a nossa liberdade vai até onde a do outro começa, então a liberdade total é utopia, não existe, já que não vivemos isoladamente, mas, sem dúvidas, quanto mais respeitarmos a liberdade do outro, mais teremos a nossa preservada.
A liberdade só existe e é possível se ponderarmos, respeitarmos, coisas que muita gente se esquece quando lhes convém.
Na verdade, o título "Liberdade" para a postagem se referia ao bar Liberdade, um dos meus lugares preferidos da cidade, mas como o bar, só citá-lo já foi inspirador para outras divagações.
Voltando ao objetivo inicial da postagem, o que é legal deve ser divulgado, e no próximo dia 06 de outubro, em Pelotas, será lançado o documentário longa-metragem "O Liberdade", da Moviola (http://moviolafilmes.blogspot.com/) no Teatro Guarany, programa imperdível para quem gosta do Liberdade, de Pelotas e de cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário