sexta-feira, 27 de março de 2009

Apadrinhamento Afetivo



Essa semana tive a primeira reunião do programa de Apadrinhamento Afetivo. Faço parte da comissão municipal do programa. A campanha 2009 começa agora e serão necessários padrinhos para muitas criançasa e adolescentes dos abrigos.

Muita gente ainda não sabe da existência e função do programa, que tem como objetivo permitir com que crianças e adolescentes abrigados tenham a oportunidade de referenciais fora dos abrigos.

"Queremos que as crianças e adolescentes cresçam tendo vínculo afetivo também com alguém em especial construindo a sua auto-estima, mais seguras em seus relacionamentos sociais e afetivos, conscientes de sua cidadania, exercendo sua crítica e participação nas decisões de mudanças da sociedade. Crianças e adolescentes com referenciais concretos se tornam adultos mais felizes. E os adultos que reconhecem a importância desta troca afetiva com seus afilhados e afilhadas dão uma nova dimensão às contribuições solidárias."
O padrinho é uma pessoa que passa a fazer parte da vida do afilhado abrigado, passa a visitar o abrigo, leva o afilhado para passear, para dormir em sua casa, para passar as festas de finais de ano, ou seja, desenvolve laços com o afilhado e permite com que a abrigado tenha vida social fora da instituição.
Para ser padinho a pessoa além de querer deve participar de um período de preparação. "Pode ser homem ou mulher, solteiro ou casado, jovem ou idoso, não importa. O que interessa é que tenha disponibilidade para ir à escola em datas especiais (dia das mães, dia dos pais), que olhe os cadernos, que convide para o almoço de domingo, que leve ao cinema, que viaje nas férias, que passe um fim de semana diferente, que ajude a encaminhar para uma profissão quando chegar à adolescência, enfim, que apóie estes adolescentes, na hora em que completarem 18 anos, ajudando-os a instituição e começarem a caminhar com as próprias pernas".


Agradeço quem puder divulgar o programa para conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário