Bom, mas agora o final de semana acabou! Volto aos estudos. Gostei de uma frase que encontrei no meu material de português, achei ela boa para uma segunda-feira:
"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali? "
Nessa semana aconteceu a 3ª Semana do Ministério Público de Pelotas.
Foram três noites de encontro e foram discutidos temas bem atuais, o combate ao crack, a infãncia e juventude, o crime organizado e o novo momento do Processo Penal.
Foi bom ver o auditório da Promotoria de Pelotas cheio nas três noites, interessante ouvir as palestras, bom poder mostrar os "Filhos do Sol" para um público que não os conhecia, mas, além de tudo isso, a sorte colaborou comigo! Na primeira noite do evento, perguntaram para a Procuradora-Geral do Ministério Público um número para o sorteio de uma bolsa de estudo para um curso para concurso e ela disse 20, a idade do Estatuto da Criança e do Adolescente, e ao checarem a listagem, eu era o número 20, portanto ganhei uma bolsa de 100%, essa semana vou ir escolher o curso. Ótimo porque como ganhei vou ter que aproveitar a oportunidade e estudar bastante, ou seja, foi um bom estímulo!
Adorei também o carinho de tantas pessoas do MP dizendo que eu merecia a bolsa, coisa boa ver gente feliz com a nossa felicidade, por isso que várias vezes ainda tenho muito esperança no mundo, pois pelo menos eu, convivo com "muita gente muito legal".
Faz tempo que não escrevo, que saudade disso aqui! Não tinha me dado conta que fazia tanto tempo que não escrevia. O tempo tem passado rápido, já estamos quase no final de agosto. Tenho estudado mais, lido mais, visto um monte de filmes. Já recomecei a trabalhar na escola, aos poucos tudo vai voltando a normalidade, essa tal de gripe suina há de desaparecer rapidinho da cidade.
Hoje a tarde, fiz algo que curto muito, tomei café no Café Aquário com a Mel minha amiga, esse é um ritual nosso que há tempos não fazíamos. Caminhar no sol depois de dias de muita chuva foi ótimo também, principalmente com um bom papo de uma amiga que há tempos não via.
Estou aguardando ansiosa a chegada da minha afilhada Helena, que deve nascer nos próximos dias.
Comecei a ler o livro Comer, Rezar e Amar, que é um best-seller. Por vezes os mais vendidos o são simplesmente por propaganda, ou por algum motivo, mas muitas vezes, o que é o caso desse, eles são bons mesmo, por isso vendem bastante. Estou no início do livro, mas já gostando bastante.
Era isso, passando por aqui para tirar um pouco do "pó" do blog.
Sou uma pessoa que se surpreende com o "cérebro" humano quase que diariamente, fico impressionada com o funcionamento de memória, da atenção, e de tudo relacionado ao cérebro e pensamentos. Também fico impressionada de como o cérebro e os neurônios de cada pessoa "trabalham" de forma diferente. Alguns se lembram de muita coisa, outros de pouca.
Como tenho uma memória ótima fico um pouca angustiada com a "falta de memória" da outras pessoas (que na verdade agora vi que o normal e não ter uma memória como a minha). Fico intrigada com a seletividade. Como o cérebro ao mesmo tempo que registra tudo escolhe o que deve guardar? Bom, esse é um assunto que me intriga muito, mas longo demais e muito técnico.
Iniciei com esse assunto querendo postar sobre uma música. Um música que conheci há uns cinco anos atrás numa aula de espanhol. Adorei a música na época, e passei a ouvi-la seguidamente. Depois de um tempo, não sei por qual motivo, nunca mais tinha a ouvido. Hoje do nada mesmo, estava eu, andando pelo corredor na minha casa e a música me vem inteirinha na cabeça, música, letra tudinho. Fico me perguntando, a troco de que me lembro de uma música que não ouvia há anos, assim, sem nenhuma razão? Vi uns minutinhos de um filme Argentino hoje, pode ter sido o espanhol que aflorou essa lembrança, ou sei lá, se nossas lembranças ficam armazenadas em pastas, abri ela por engano, mas até que foi bom, surgiu uma postagem a partir dissos e eu matei saudade da música.
Essa música ficou bem marcada para mim e eu gosto muito dela em decorrência da letra. Concordo com a idéia de que se faz caminho ao andar, pois eles não existem e de que tudo tem que ser passo a passo. Pelo menos essa é a minha interpretação da música. Deixo aqui a letra e um vídeo para que façam suas próprias interpretações.
Cantares
Serrat
Todo pasa y todo queda,
pero lo nuestro es pasar,
pasar haciendo caminos,
caminos sobre el mar.
Nunca perseguí la gloria,
ni dejar en la memoriade los hombres mi canción;
yo amo los mundos sutiles,
ingrávidos y gentiles,
como pompas de jabón.
Me gusta verlos pintarse de sol y grana,
volar bajo el cielo azul, temblar
súbitamente y quebrarse...
Nunca perseguí la gloria.
Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace camino
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar...
Hace algún tiempo en ese lugar
donde hoy los bosques se visten de espinos
se oyó la voz de un poeta gritar:
"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."
Golpe a golpe, verso a verso...
Murió el poeta lejos del hogar.
Le cubre el polvo de un país vecino.
Al alejarse, le vieron llorar.
"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."
Golpe a golpe, verso a verso...
Cuando el jilguero no puede cantar.
Cuando el poeta es un peregrino,
cuando de nada nos sirve rezar.
"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."
Golpe a golpe, verso a verso.
Não se esqueçam: "Caminante no hay camino, se hace camino al andar..."
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho…
Tem pai …
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo.
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeito.
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho.
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita.
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa em negócios.
Tem…
Tem pai de todo jeito.
E você???Que tipo de pai você é?
Eu quero um pai,apenas um pai que esteja consciente do amor que tem para dividir…
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!
A todos os Pais,um carinhoso abraço!
Deus Pai os abençoe!"
Autor Desconhecido
Para todos os pais, quero mandar parabéns nesse domingo, pois independentemente do tipo de pai que são, são importantes pelo simples fato de terem concedido a vida a alguém.
E para o meu pai em especial, quero mandar um abração e dizer que ele é muito importante para mim.
Ainda bem que nossas vidas são cheias de novos ciclos. Passamos por mudanças, o mundo vai se alterando, sempre há novidades, para melhor ou para pior sempre as coisas estão se modificando.
Uma novidade ruim dos últimos tempos é a tal gripe "suina". Coisa bem chata, pois embora seja um assunto que não sai da mídia, ainda há muito a ser explicado, há muito mistério nela e não sabemos se a situação é melhor ou pior do que "pintam". Não gosto dessas incertezas, e de coisas que obrigam a mudanças de rotinas, à tomada de muitos cuidados, e ao mesmo tempo não tem como não preocupar. Espero que seja só algo passageiro e que logo toda essa situação seja revertida.
Passei ontem a tarde inteirinha e mais a manhã de hoje ajudando a montar dois móveis novos. A mãe resolveu mudar toda a sala da TV aqui de casa e ficou muito legal. Estou aqui curtindo a sala nova.
Agora a melhor e mais importante novidade, é a chegada de um gurizinho lindo, o Henrique, filho de dois grandes amigos meus, da Lídia e do Igor. Ele é um bebê muito fofo e queridinho.
Olhem a tia Clá já se exibindo com novo "sobrinho" (não reparem o descabelamento, hora de parto é muito emocionante para ficar se preocupando com o penteado) e como ele é lindo e fofo.
Acabei escrevendo menos em julho, as postagens ficaram abaixo da minha média mensal, vou melhorar isso nesse próximo mês.
Esse foi um final de semana muito caseiro, pois o clima horrível fez com que o propício fosse ficar em casa, na frente da lareira ou debaixo das cobertas.
Ontem estavámos aqui em casa vendo o jogo do Grêmio, estava iniciando o segundo tempo, quando faltou luz. Que só voltou lá pela meia noite, chegamos a uma conclusão, diante dessa situação, os homens das cavernas deveriam conversar muito, porque nós, na frente do fogo da lareira e nessas várias horas, acabamos conversando muito, nada de televisão, computador, todo mundo junto. Foi um final de domingo diferente. Boa a noite de domingo, embora a pizza tenha queimado, pois díficil cuidar se a pizza está pronta com uma lanterninha.
Quanto ao jogo do Grêmio quando faltou luz estava 1 a 0 para o Grêmio, que embora estivesse com dois jogadores a menos não conseguia fazer gol, ainda bem que, depois do apagão, embora não desse para assistir aos gols, eles fizeram 4.
Bom, vou ter que sair da cama e me mexer, pois tenho um casamento para ir agora ao meio dia. Alguém já foi convidado para um casamento em pleno meio dia de uma segunda-feira? Diferente, mas também melhor assim, realmente melhor não ficarmos preso nesse esquema que existe dia certo para tudo, porque não sair um pouco da rotina e ir a um casamento na segunda-feira, numa festa em uma terça-feira, estudar no domingo, trabalhar no sábado, viajar numa quarta-feira, etc, é bom mudar a rotina de vez enquando.
Está certo, estou "viajando" um pouco, pois tem o trabalho que não permite isso, são só idéias de quem teve as pequenas férias de inverno aumentadas pela "gripe suína" e está curtindo folgas não previstas. O problema disso e que o aumento das férias de inverno significa diminuição das férias de verão, agora estou achando bom, tão mais quentinho ficar dormindo demanhã, mas em Dezembro vou ficar louca por umas férias também. Melhor ir aproveitando por agora, então.