sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Passarinhos

Às sete da manhã, como de costume, acordei e abri a janela do meu quarto. O dia estava cinza, abafado, feio, mas dois passarinhos que estavam no galho da árvore me chamaram a atenção, e então resolvi fotografá-los.


Agora, mais precisamente as 16:45, presto atenção na mesma janela e vejo que a cor do dia é outra, o sol que fazia dias que não parecia está dando o ar de sua graça, o céu está azul, e os passarinhos continuam lá.


Acho que eles resolveram morar lá, ao algo assim, tomara, pois assim posso escutar eles cantando. Os passarinhos acabaram fazendo com que eu prestasse mais atenção no dia, nas cores, nos detalhes e tivesse algo concreto para comparar e perceber a melhora.

Agora me lembrei do seuinte poeminha do Mário Quintana:

"Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!"

Com Mário Quintana, passarinhos, sol, o final de semana já está começando bem.

PS: para o final de semana ser melhor só falta agora eu achar minha voz, que eu perdi em algum lugar e está difícil de achar de novo.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Só as mulheres e as baratas sobreviverão"

No outro sábado, dia 21, fui à Feira do Livro de Porto Alegre. Acho ela tão grande e com tanta coisa para ver que fico feito uma "barata tonta", mas adoro a movimentação toda. Pena que fui no último sábado de funcionamento, pois a quantidade de gente era tão grande que foi dificil chegar perto das bancas, e olhar os livros com calma.

Mas como não consigo ir a uma Feira do Livro sem comprar pelo menos um, mesmo no meio da confusão escolhi um. Na pressa peguei o "Só as mulheres e as baratas sobreviverão", da Cláudia Tajes, e adorei! Foi uma compra na intuição, mas que foi muito bem acertada.
A personagem principal, Dulce, tem medo de barata. E toda a história se passa numa noite em que ela está se arrumando para um encontro e encontra uma barata no seu closet. Não tendo coragem de entrar e pegar seu vestido para sair a personagem dialoga com a barata. A narrativa é leve e muito engraçada. De leitura rápida, muitas risadas são garantidas.


Embora a escolha tenha sido rápida, ela foi feita em razão da autora. Em junho desse ano, no meu aniversário, ganhei o livro Dez (quase) amores que é dela também. Não a conhecia, e adorei seus texto. Dificil as mulheres não se identificarem com algum aspecto da personagem. Ria muito lendo o livro, que as pessoas em outras peças escutavam. Depois de terminá-lo (ele é curto e dá para ler muito rapidinho), emprestei ele para minha irmã, que também gostou e emprestou para uma colega de trabalho, que rapidamente leu e entregou e então emprestei para a minha prima. Ele já percorreu muitas mãos e todo mundo gosta dele. Na Feira do Livro de Poa estava com amigas e de eu comentar sobre ele, uma delas já comprou e já emprestou para outra. Fiz essa história grande e cumprida para dizer que o livro é bom e que podemos incentivar as pessoas a lerem mais dando boas dicas.

Inegável o fato de necessidade e da importância de os livros passarem de "mão-em-mão". Adoro os meus. Mas não consigo ser egoísta a ponto de deixá-los parados numa estante, sem estarem cumprindo seu "papel social de livro". Está certo que perdi, e ainda vou perder alguns livros pela "caminho", pois sempre tem alguém que se esquece de devolver o livro que pegou emprestado, mas, com os amigos que sempre lembram de devolvê-los, bom fazer essa troca, emprestar e pegar emprestado, dando mais utilidade ao livro, além do mais, o empréstimo acaba sendo outra boa forma de incentivar a leitura.

O blog da Cultura divulgou uma notícia de que a média de leitura dos brasieleiros que lêem é de apenas 1 livro por ano (muito baixa por sinal), é bem interessante a matéria, para quem se interessar, leia aqui: http://cultura.updateordie.com/livros/2009/11/22/brasileiro-le-apenas-um-livro-por-ano/

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pelotas VII

Minha amiga Renata que morou por um tempo na França, passou esse final de semana aqui conosco. Hoje, antes dela partir, eu estava mostrando umas fotos para ela e ao ver a foto abaixo ela perguntou: aonde é isso?


Ela não reconheceu a rua do Teatro Guarany e o prédio do lado dele, que atualmente é ocupado pela UFPEL, eu pessoalmente achei bem legal a reforma desse local do centro de Pelotas. Sendo um ponto cultural da cidade importante e agradável termos aonde sentarmos, iluminação e mais espaço para passearmos.
Com os olhos de uma pessoa que passou um tempo fora, mais fácil ver que Pelotas, mesmo que lentamente, vai sendo "reformada" aos pouquinhos.
Atualmente, muitas reformas nos prédios antigos do centro de Pelotas estão ocorrendo ou já finalizaram, dando novos ares ao centro de Pelotas.

De volta ao mundo virtual

A temporada de chuvas e temporais causa inúmeros transtornos e destruição. As consequências em virtude do desajuste do clima, sendo elas mais brandas ou mais graves, acabam causando transtornos à grande parte da população. Aqui em casa, acabamos tendo o modem queimado, o que nos deixou quase uma semana sem internet. Essa semana sem internet, que aconteceu posteriormente há um final de semana em Porto Alegre e antecedendo um final de semana com programações e visitas acabaram me deixando afastada. Então aos que me perguntam por onde ando, ando por ai e por aqui. Distraida com várias coisas e pessoas. Como fiquei muito tempo sem escrever fiquei na dúvida no que comentar, afinal os últimos dias foram cheios.
O passeio para Poa foi bem legal, andei nas Feiras do Livro, conheci o Matheus (filho da minha amiga Faby) e o Lupi (porco da indía da minha amiga Leticia), curti a Helena, o Henrique. Adorei a visita da minha amiga Renata, o domingo do sítio foi bem legal. No casamento de uma colega de segundo grau, bom reencontrar os antigos colegas.
Resumindo em imagens, esses foram meus últimos dias:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pelotas VI

Nossa, está muito lenta a publicação das fotos de Pelotas, vou acelerar o processo!

Conhecido como Fontes das Nereidas, esse chafariz fica localizado na Praça Coronel Pedro Osório, no centro, e, com a finalidade de abastecer a cidade de água potável, no início da década de 70 do século 19, foi importado da França. Hoje é um ponto turístico da cidade de Pelotas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um ano do blog!

E o tempo passa!! Hoje, começamos a arrumar as coisas de Natal na escola (as aulas terminam no meio de dezembro, então para as crianças curtirem temos que começar cedo a "função" natalina), o que fez com que imediatamente a ficha caisse: o ano logo vai acabar.
Falando com a Faby no telefone, ela me contando sobre o Matheus, falamos:
- Ele nem fez um mês ainda.
Depois que desliguei pensei, final de semana que vem ele já vai fazer um mês, mas ele acabou de nascer, eu nem conheci ele, que coisa! Começo a ficar com pressa.
Parece que foi ontem que iniciei isso aqui, sem saber muito como seria a trajetória do blog. Tinha um objetivo, que era o de transformá-lo em um meio de comunicação com os meus amigos durante a minha viagem, mas sobre o destino dele depois disso eu não sabia muita coisa.
A viagem passou, vários meses passaram, e isso aqui foi tomando forma. Um blog sem um tema específico, sem formato certo, sem regras, mais um lugar para mim. Numa noite dessas, em que eu estava sem sono, voltei para o ínicio dele e li uma boa parte. É bom recordar, documentar.
E hoje faz um ano que o Lugares, pessoas, palavras... existe. Que existe a Clarissa blogueira.
O que de melhor esse hábito trouxe para mim foi a aproximação de pessoas queridas que moram longe, ou de quem eu não convivo diariamente. Para as companhias diárias, o blog também é importante, pois mostra um pouco mais da Clarissa com que eles convivem.
Foram algumas tantas horas dispensadas com ele, mas que valeram a pena. Pois cada comentário, cada elogio, cada sugestão, cada pessoa que eu descubro que lê meu blog, faz com que existam razões para o blog seguir existindo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Como chove...

Não pará de chover em Pelotas, fazia tempos que eu não via tanta chuva!
Tempo assim é bom para ficar em casa, ler, ver filmes. Aliás, o último que assisti foi o "Quem quer ser milionário?" e amei. Não imaginava e não esperava nada dele e achei muito interessante e diferente, me surpreendeu.
Adoro blogues sobre viagens, eles são mais pessoais e sinceros do que guias especializados. Eles me dão uma baita vontade de viajar, mas ao mesmo tempo, as notícias das viagens dos outros, fazem com que eu "viaje" um pouco com eles e já que o mundo é muito grande, e durante a vida não vou conseguir viajar por todos os lugares que desejo, bom curtir, aprender e conhecer mesmo com os olhos e interpretações de outras pessoas. Pelo blog da Martha Medeiros conheci um blog de viagens bem legal: http://wp.clicrbs.com.br/viajandocomarte/
Falando em viagens e em distâncias, vou aproveitar para deixar um abração de aniversário para uma amiga minha muito querida, a Sylvia, que está longe, pois mora no Rio de Janeiro e está de aniversário hoje! Sylvinha parabéns!
Era isso, vou curtir agora uma tarde chuvosa em casa (coisa bem boa!).