terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia mundial de luta contra a asma

Hoje é o dia mundial de luta contra a asma, pode ser o mundial, mas, para mim, ele é todo o dia. Desde pequena, muito novinha mesmo, e naquela época de forma muito mais severa, tenho asma.

A definção de asma é a seguinte: "a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar. Sua fisiopatologia está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com conseqüente diminuição de seu diâmetro", mas só quem tem asma sabe o que ela realmente é.

Às vezes está tudo tranquilo, e sem nenhum motivo aparente ela aparece, a falta de ar. Em algumas épocas aos poucos a capacidade respiratório vai ficando prejudicada e qualquer coisa gera uma crise.

Pessoas que tem asma relatam exatamente as mesmas sensações e situações. O pânico de não ter uma bombinha por perto na hora da falta de ar, pois elas são o que tem de mais essencial para uma pessoa asmática.

Sabem aquele pergunta: - O que você levaria para uma ilha deserta se só pudesse levar uma coisa? Nem pisco ao responder: - Uma bombinha!

Esses dias fiquei pensando em quanto já gastei em bombinhas na minha vida, uma furtuna, mas para quem tem asma é o melhor investimento. Fico pensando se simplesmente não há cura para ela, ou se não são feitos investimentos suficientes para as pesquisas, já que os laboratórios lucram muito com ela. Mas confesso que nunca analisei muito sobre isso para fazer alguma crítica mais contundente ou fundamentada.

São considerados agentes provocadores da asma pêlos de animais, pó, fumaça, polén, etc, porém pelo o que vejo cada asmático a tem desencadeada por alguma coisa diferente.





Apesar de tudo, com o passar do tempo, a pessoa se acostuma e convive bem com a asma, mas, mesmo assim, sempre que visito um bebê ao nascer, entre os desejos que faço mentalmente para ele está: que ele não tenha asma!

Não sei fazer muito posts sobre dias contra aguma coisa, acho que talvez eu devesse fazer uma crítica ou fazer mais indagações sobre a asma e a indústria farmacêutica, mas, vou deixar assim, um simples relato de uma asmática.

Um comentário:

  1. Que bom teu texto Pequenucha!

    Instrutivo, fácil de ler e pessoal ao mesmo tempo. Lembrei de uma conversa que a gente teve aí em Pel sobre tuas experiências com a asma e da importância das bombinhas...

    Na verdade, já percebi que teus textos estão cada vez melhores - estás cada vez mais afinada nas escrituras!

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir