terça-feira, 11 de junho de 2013

A Copa do Mundo é nossa

Embora a Copa das Confederações inicie daqui a alguns dias e a Copa seja daqui a um ano, escutamos diariamente reclamações e questionamentos:

- Por que fazer uma Copa? Não é melhor investir em educação e saúde? Para que gastar um dinheirão com estádios? O Brasil não tem infraestrutura para este tipo de evento!

Porém o fato está concretizado, o Brasil sediará a Copa.

O esporte está relacionado à qualidade de vida. Ele é capaz de afastar crianças e jovens das ruas, traz benefícios a saúde física e mental das pessoas, ajuda a desenvolver capacidades sociais, além de, atualmente, ser um setor no qual muito dinheiro está aplicado. Assim, considerando o esporte como um todo (profissional, amador, todas as modalidades) não tem como negar que ele é de extrema importância para sociedade atual.

Agora, se a decisão de realizar uma Copa aqui no Brasil foi boa, já não sei, mas o que nos resta é torcer para que nosso país consiga ser um bom e organizado anfitrião e que o evento traga benefícios à população brasileira.

O jogo da Seleção no último sábado estava sendo anunciado como um teste: será que o Brasil tem condições de sediar uma Copa do Mundo?


Se depender da Arena sim. Tendo comparecido ao estádio, posso dizer que me surpreendi com a infraestrutura, com a organização e com o público.

Mesmo com uma grande fila para trocar os ingressos comprados pela internet, o tempo de espera foi de apenas 15 minutos, pois eram vários guichês e funcionários. Organização na entrada, o lugar limpo, vários banheiros, não imaginava tanta infraestrutura. O estádio foi bem projetado e mesmo estando no andar superior, independente do local em que se senta a visão é ótima. Os telões, a iluminação, nada “deixa a desejar”.

A Prefeitura de Porto Alegre ainda precisa se preocupar mais um pouco quanto aos meios de transporte, afinal, no domingo eram 52 mil pessoas indo embora ao mesmo tempo. O transporte púbico e os táxis tiveram dificuldade de suprir a demanda. Porém o policiamento era grande.

O público está de parabéns, a maioria chegou antes e foi bonito de se ver as pessoas descendo de forma ordenada e calma a rampa da Arena na hora da saída.

Na saída me lembrei do filme “O Banheiro do Papa”, pois as pessoas do entorno comercializam muitas coisas. Tinha várias “bancas”, algumas ainda cheias de mercadorias, outras de comidas. Acho que algumas devem ter lucrado bem com o evento, outras nem tanto.

Também havia cambistas na volta do estádio gritando, compro e vendo ingresso! O Giovanni até perguntou quanto custava, mas ele não nos respondeu, acho que viu que só queríamos xeretar.

A ida ao jogo foi uma ótima experiência.

Desta forma, que venha a Copa (da melhor forma possível)!


4 comentários:

  1. Tem que participar para opinar!! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tem que seguir atualizando, Pics!!!

    ResponderExcluir