sábado, 31 de janeiro de 2009

Buenas noches!

Hola! Mais um dia sem fotos aqui na intenet, espero que em Sevilla, para aonde vamos amanha tenhamos um computador em nosso alojamento, pois ai fica mais fácil.
Hoje conhecemos Toledo, uma cidade próxima a Madri, fomos de trem rápido, que é ótimo, em menos de meia hora estamos a mais de 80 km de distância. No Brasil está faltando esse tipo de transporte que é rápido e confortavel. Fiz umas comprinhas e ainda deu para dar um último passeio pela Plaza Mayor de Madri, já que amanha cedo pegamos estrada outra vez.
É tao diferente o calendário de quem está viajando. Nunca sabemos em que dia da semana estamos, dia do mês menos ainda, contamos o tempo em que dia da viagem estamos. Ontem fechamos uma semana de viagem. Ao mesmo tempo que fico pensando que foi rápido já fizemos tantas e coisas, o tempo passa de forma diferente por aqui.
Essa saida da vida comum faz um bem, parece que saimos um pouco da nossa vida e tiramos um tempo só para curtir, mais nada. Saudade dá, mas de uma forma tao diferente, as vezes vejo alguma coisa que me lembra alguém e me dá vontade de que a pessoa estivesse junto, mas de resto por enquanto nao tenho saudade de nada nao, está tao bom nao ter que se preocupar com nada.
Falando em saudade, agora quando eu estava voltando de metro um baby estava no meu lado e ficou sorrindo para mim e querendo segurar minha bolsa, tao bonitinho, fiquei morrendo de saudade da minha afilhada Gabi. Ana e Di, deem um beijao nela por mim e falem para ela que a dinda dela está do outro lado do mundo lembrando dela.
Embora eu esteja bem perdida em datas, algumas eu nao esqueco, mesmo estando bem longe. Liene, parabéns pelo aniversário! Te desejo tudo de bom! Quero que vas me visitar para conversarmos muito. Um super abraco.
Foi ficando por aqui. Beijos a todos.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Notícias dos viajantes

Amei ficar um dia sem conectar e agora ler vários comentários!
Estamos em Madri, e estamos hospedados num apartamento, o qual nao tem internet. O ap é um amor. Depois em outra oportunidade vou botar alguma foto dele aqui para voces verem.
Estou numa Lan House, perto dele. Nao estou com a máquina no momento, entao nada de fotos hoje, mas posso mandar noticias.
Hoje a chuva e as nuvens deu uma trégua e o sol voltou a aparecer. Passamos frio no segundo andar de um ônibus aberto, mas valeu a pena pelos lugares que passamos.
Madri é uma cidade gigante, muito movimentada. Como toda a cidade grande tem suas vantagens e desvantagens. Ontem, resolvemos voltar bem na hora do pique de metro (hoje já fomos mais inteligentes e nao fizemos isso), e era muita gente. Na confusao na hora de entrar do metro o pai sentiu uma moça botando a mao no bolso dele para tentar furta-lo, a sorte é que ele sentiu e segurou a mao dela, que saiu correndo e quase foi esmagada pela porta do metro. Essa é a parte estressante da cidade grande, mas a parte boa é que as opcoes do que fazer sao tantas... ficamos na dúvida ao ter que escolher a diversao.
Fizemos um tour por todos os pontos turisticos para pelo menos passar por todos, tiramos muitas e muitas fotos, pois para todos os lados há lugares lindissimos. Também fomos ao Parque do Retiro e ao Museu do Prado.
Dica para futuros viajantes: em cidades grandes, os grandes museus costumam no final do dia deixar a entrada livre. Durante o dia era seis euros para entrar no Museu do Prado (o equivalente a 18 reais), entrei as 18 horas de graça.
Também conhecemos o Hard Rock Café Madri, que é muito legal, mas impossível de se consumir qualquer coisa lá, pois um simples cafezinho custava 7 euros (vinte e um reais), e nas Tendas Inglesas, que é uma loja de roupas gigante, com seis andares e todos eles enormes.
Quanto a lingua estamos nos virando no Espanhol, mas as vezes ficamos na dúvida e temos que usar mímica. Hoje nenhum de nós se lembrava como falar luva em espanhol, mas demos um jeito, mostramos uma.
Bom, vou indo lá, o ap fica no quinto andar sem elevador, tenho que enfrentar muitos degraus agora e descansar, pois amanha sera outro dia cheio, vamos a Toledo. Quando der volto a me comunicar. Beijos para todos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Salamanca

Estamos mais exatamente em Salamanca, uma cidade lindíssima. Estamos a meia quadra da Plaza Mayor, acho que o ponto principal dela. A tardinha o moimento é grande nela, mas logo passa, eu e a Renata paramos num canto, e ficamos escutando um músico de rua tocando violino, comecou a cair um chuvinha, as pessoas passando, tal linda a cena toda. A arquitetura é fantástica. Tenho muito o que falar da cidade, mas vou ficando por aqui, pois ja quero sair mais uma vez para passear.






Diferencas de culturas

Cultura é algo incrível! Chegamos na Espanha hoje, e no primeiro momento já tivemos um primeiro contato com uma particularidae da cultura espanhola. Era uma e pouco da tarde e tudo estava fechado. As lojas estavam fechadas, assim como os escritorios e várias coisas. Nao é que a hora da sestia existe mesmo! Enquanto em nosso país, até mesmo em nossa cidade tudo está funcionando praticamente 24 horas para que o lucro seja maior, aqui, seguindo a tradicao e para uma melhor qualidade de vida, o descanso é priorizado, como vocês podem ver na seguinte foto. Para eles nao faz diferenca que tenham centenas e turistas nas ruas, o descanso é sagrado. Talvez o mundo esteja precisando exatamente disso, menos ganancia, mais bom senso e deleite.



Ps: nesses teclados espanhois nao há cedilha e til, entao as postagens terao algumas falhas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ainda em Portugal

Oi! Ontem acabei não comentando sobre o clima que está aqui. Todo mundo me assustava, dizendo que o frio era grande. Em Lisboa achei um frio normal, ao chegarmos ao aeroporto estava chovendo, mas para iniciarmos nossa viagem, ao sairmos para a rua, o sol apareceu. Era um solzinho tímido, mas existia. O clima em Lisboa foi bom e eu achava que nem ia ser muito frio por aqui, mas já mudei de idéia. Primeiro porque Portugal é o país menos frio dos que iremos e já é frio, em certas situações. Em Sintra, cidade da grande Lisboa, que fica em uma serra, deu para sentir o que é frio. Eu que não era adeptas a toucas, tive que comprar uma.


Hoje, pela primeira vez, a chuva não foi passageira, choveu o dia inteiro. Passamos o dia passeando pela cidade do Porto de guarda-chuvas.









A cidade do Porto é uma cidade bem grande, bem maior do que eu imaginava. É bonita, pena que a chuva nos mandou mais cedo de volta para o hotel, pois estávamos congelando e molhados. Provamos vinho do Porto. O pessoal gostou, eu achei muito forte.


Amanhã cedo estamos indo para a Espanha!

Adorei todos os comentários, é bom não me sentir tão longe de vocês.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Chegamos!!!

Demorou para que eu conseguisse, numa mesma situação, ter disponível, internet, computador e tempo para manter o primeiro contato. Agora estando aqui e vendo a situaçao na prática, acho que não vai ser tão fácil manter contato com tanta frequência. Tentei conectar do aeroporto de Poa, mas não tive sucesso.

A viagem está ótima! Já tivemos uns primeiros probleminhas, que são comuns, mas eles já foram contornados.

No momento estamos aqui no fim do quarto dia de viagem (ai! como passa rápido).
O primeiro dia foi o dos vôos. O de Poa atrasou quase duas horas para sair, mas não houve problemas, pois o nosso para o Rio tinha várias horas de diferença. O interessante desse dia, além de ser o que eu tava mais empolgada, já que o tal sonhado dia tinha realmente chegado, foi o fato de ser a estréia em aviões do Felipe, da Luciana e da Flávia, precisavam ver a ansiedade, o medo, a cuirosidade e todos os sentimentos que se tem antes de voar pela primeira vez. Mas, depois, adoraram! No vôo de ida fomos sentados juntos com o pessoal da Escola de Samba da Grande Rio, precisavam ver o freje que eles faziam no vôo. Parte chata do dia, além das esperas, o desconforto do avião, impossível dormir, resultado: uma noite de virada, mas tudo bem, aqui não dá muita vontade de dormir mesmo.

Chegamos aqui no sábado demanhã, ficamos duas horas na fila para entrar em Portugal, pois eram dois funcionarios para antender centenas de pessoas. Ai, quando conseguimos entrar, uma surpresa, a mala da Luciana não chegou com as outras e eu tentava entrar em contato com a Renata e não conseguia, pois ela perdeu o cel na vinda, mas problemas contornados, a Renata já estava nos esperando no ap, e a mala da Luciana chegou no outro dia.

Lisboa é uma cidade muito simpática. O ap era legal e bem localizado, ficamos dois dias lá e eles foram muito bem aproveitados, pois fizemos tantas coisas, conhecemos tantos lugares. Alguns eu já conhecia e adorei ir de novo, me lembrar deles! Outros foram novos, fui pela primeira vez num oceanário e foi algo impressionante, é fantástico aquilo lá.

Hoje alugamos um carro, fomos a Óbidos, uma cidade medieval, muito interessante. A vista era lindíssima. Chegamos à poucas horas na cidade do Porto, ainda estamos no hotel, não fizemos passeios ainda, mas o pouco que vi foi uma cidade bem mais evoluida que eu imaginava.

Vou terminando por aqui, já que, ainda pretendo dar umas voltas e também porque com sete integrantes na nossa "excursão" os computadores são muito diputados.

Abaixo coloco umas fotos da saida de Poa e algumas de Lisboa. Mantenho notícias assim que der.















sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Chegou a hora!

Nem acredito que a hora de partir para a "aventura" chegou, como comprei a passagem há mais de seis meses parecia que o dia não ia chegar nunca, mas enfim, daqui há seis hora e um pouquinho a viagem começa. Tentarei manter o blog sempre atualizado, para que todos saibam como esta indo a "expedição" e quais as peripécias da Família Garcias na Europa. Porém, não sei como vai ser a função de acesso à internet e tempo para isso, mas prometo que tentarei que as notícias sejam frequentes, pois garanto que terei muito para contar. Agora vou tentar ir dormir, vou conferir mais uma vez a bagagem e tentar descansar um pouquinho, já que as 5 da matina tenho que acordar. Para os que eu não consegui me despedir, deixo aqui minhas despedidas.

Au revoir! Hasta luego! Bye!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Passatempo




Quem estiver com um tempinho livre nessa segunda-feira chuvosa e quiser se divertir um pouquinho, tente "pegar" o Gênio, uma brincadeira divertida! Olha que é dificil, é muito bem bolado o sistema. Vale a pena "brincar" um pouquinho.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Malas



Minha viagem começou já faz um tempo, começou há meses atrás com o desejo, com o planejamento e foi se concretizando aos pouquinhos. Embora ela vá começar na próxima sexta-feira, dia vinte três, ela já “iniciou”, já ando viajando muito, nos planos, nos guias de viagens, nos sonhos, e com a proximidade da viagem a parte prática esta sendo intensificada. Estou aqui, “curtindo” a função de arrumar a mala.

Eu já viajei outra vez, com um malão enorme, pesando a metade do meu peso, tendo que andar pelos metrôs e subir escadarias enormes com ele, então já to vacinada, e vou seguir a risca as dicas dos guias e dos viajantes mais profissionais. Na bagagem só o que for “essencialissímo” e não importa se a viagem vai ser de uma semana ou mais, a roupa estando limpinha, sendo confortável e adequada à estação já é suficiente.

Estou aqui me convencendo disso e me lembrando da escadaria do albergue de Paris da outra vez que fui, e tentando ser muito seletiva. O problema é que está muito frio lá, por exemplo, em Clermont Ferrand, a cidade em que vou ficar mais tempo, na semana passada quando falei com minha amiga a temperatura estava entre -6° a -10° (eu não consigo nem imaginar a sensação que essa temperatura causa), em Paris nevou o que não é usual, e na Espanha então nem se fala, na minha imaginação ela era bem ensolarada, mas vendo as imagens e falando com pessoas que já passaram por lá tive que desfazer a minha falsa imaginação, pois neva bastante por lá!

O clima tende a amenizar no próximo mês, o que eu espero!

Vou voltar para a arrumação da mala agora. Achei algumas dicas úteis para quem está organizando a bagagem no site efetividade.net.

"1. Nada de sapato novo na bagagem, quem viaja sempre caminha mais do que planejou e precisa de sapato confortável, já amaciado. E pergunte a qualquer soldado que já saiu em campo sobre a importância de meias limpas e secas.
2. Líquidos de higiene pessoal (xampus, desodorantes, etc) devem ir em frascos pequenos e rígidos.

3.Viajantes experientes dizem que devemos levar na bagagem roupas suficientes para uma semana ou para a duração da viagem + 2 dias, o que for mais curto. Nas viagens de mais de uma semana, vale mais a pena usar os serviços das lavanderias do seu caminho. Várias peças de roupa podem ser lavadas no banheiro do hotel e secam no quarto - procure no supermercado ou em uma loja de conveniência por um detergente líquido para lavagem de roupas, e leve consigo um cordão resistente e alguns prendedores.
4.Leve seu óculos reserva como precaução. Não esqueça também dos remédios de uso contínuo (leve junto uma receita) e, dependendo de para onde você for, mais analgésico, antitérmico, antigripal, antialérgico, digestivo, repelente, protetor solar, colírio, acessórios para lentes de contato e pastilha para dor de garganta, além dos produtos de higiene pessoal.
5.Se for para um lugar frio, ao invés de levar o casaco mais pesado do seu guarda-roupa, leve 2 casacos, um mais fino e outro um pouco mais pesado, que você possa usar separadamente (escolhendo o melhor para a temperatura de cada dia) ou em conjunto quando o frio realmente “pegar”.
6.Faça uma lista ou tire uma foto do conteúdo da mala, para facilitar a conferência na hora de arrumá-la para a volta, para ajudar a compor o álbum da viagem (se for turismo) e para ajudar a compor a reclamação em caso de extravio. E atenção para a gestão do conhecimento: guarde a lista ou a foto para ajudar na hora de arrumar a mala da sua próxima viagem!
7.Aparelhos eletrônicos e objetos sensíveis devem ir todos na bagagem de mão, exceto se o regulamento não permitir. Verifique antes, porque o responsável pela inspeção vai te dar 2 opções: abandonar o objeto irregular, ou sair da fila e ir até o balcão da companhia para despachar. Ferramentas e itens cortantes ou perfurantes, por exemplo, devem ir todos na bagagem despachada.

8.Tenha um plano geral do seu itinerário completo, mesmo se for uma viagem a passeio e você esteja disposto a flexibilizar todas as datas e destinos. Saber as principais rotas, estradas, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, etc. do seu roteiro é algo que você descobre rapidamente via internet, não ocupa espaço na bagagem e pode fazer toda a diferença.

9.Atenção para o peso da bagagem e para a segurança dos fechos dela, e para a possibilidade de abrir e fechar a mala a qualquer momento sem traumas. Você que vai carregá-la para cima e para baixo (sem rodinhas, nas escadas e nas calçadas menos regulares), e terá que lidar com o problema caso o zíper arrebente ou trave, ou se algum órgão de fiscalização resolver abri-la na sua presença. Não exagere na lotação da mala. As companhias aéreas podem cobrar o sobrepeso, o zíper pode não aguentar, e você terá que fazer muito mais força. Se for essencial levar tudo o que você separou, mas não está cabendo na mala com facilidade, não use truques - pegue uma mala maior (ideal), ou uma segunda mala. Em geral o passageiro pode levar 20 kg de bagagem na classe econômica e 30kg na executiva, mas nas linhas regionais o limite cai: 10 kg em aviões com até 20 assentos e 20 kg em aviões com mais assentos.

10.A checklist de malas de viagem do efetividade.net - este item justificaria um artigo inteiro só para ele! Não esqueça de verificar se você vai precisar de: pilhas para tudo o que for eletrônico, câmeras, filmes ou cartões de memória adicionais, um baralho, um livro bom e leve, bloco e caneta, cartões de visitas, telefone celular, lanterna, canivete, informações sobre câmbio, hotel, passagens e aluguel de carro, documentos e cópias, dinheiro, ferro de passar e secador de cabelo (se você não vive sem), bloco, caneta, pente, escova de dentes, barbeador, desodorante, óculos escuros, capa de chuva ou guarda-chuva compactos, chaves, pijamas, relógio com despertador, transformadores, carregadores, adaptadores de tomadas, extensões, ferramentas, roupas de dormir, roupas para compromissos profissionais, roupas de baixo, roupas de lazer, roupas de frio, roupas de praia, calçados".

Vacation Time


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Meu Recanto

Conhecem aquele provérbio, “é como andar de bicicleta, ninguém esquece”? Depois de anos sem andar de bicicleta me deu uma súbita vontade de me aventurar num passeio em duas rodas e realmente, eu não tinha esquecido como se andar em uma, mas confesso que tinha me esquecido de como a sensação de andar de bicicleta é boa. Peguei emprestada uma das da minha mãe ela foi uma ótima companheira num passeio numa bonita manhã de janeiro pelo bairro aonde moro.

Moro desde pequena na mesma casa, no mesmo bairro, que é diferente da maioria dos que eu conheço. O Recanto de Portugal, como o próprio nome já diz foi fundado por portugueses, e é diferente por ficar entre a cidade e a praia e ter características próprias.

Embora eu receba muitas visitas, minha casa fica bem no inicio do bairro, então, a maioria do pessoal não tem idéia do que podemos encontrar bem perto.

O Arroio Pelotas dá um charme todo especial para o bairro, além das enormes Figueiras, que estão por toda a parte. E para mim que cresci aqui o passeio pelo campinho de futebol, pela igrejinha, pelas ruas super arborizadas é ótimo para trazer a tona lembranças, para respirar um pouco de ar puro, descansar, pois apesar de hoje a vizinhança ser bem maior, ainda é um local muito calmo e silencioso.

Para terem uma idéia durante um passeio de quase uma hora, numa manhã de janeiro acho que só uns dois carros passaram por mim e vi pouca gente, a maioria passeando como eu, mas nada lembrando abandono ou algo do tipo. As casas são bem cuidadas, bonitas e mesmo sem ninguém na frente dá para ver vida nelas, cadeiras nas varandas, brinquedos de crianças, cachorros... sei que fazia tempo que não dava um passeio desses e me agradei muito com o que vi. No meio do caminho até voltei em casa para pegar a máquina, pois eu precisava fotografar.

Aqui vai uma montagem com algumas das fotos do passeio para vocês terem alguma idéia do que eu estou falando.

Obrigada Ana pela “aula” sobre montagens de fotos e possibilidades no blog. Foi muito útil, já fiz algumas pequenas reformas por aqui e tenho certeza que logo todos poderão perceber o quanto alguns dicas bem dadas por uma “blogueira” mais experiente são valiosas.

Ah, mais uma coisa, outro charme do Recanto é possuir a Floricultura mais bonita da cidade ;) , o que é assunto para uma futura postagem.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Reformas!

Hoje fomos a Rio Grande e ao Cassino, eu, meus pais e minha irmã. Minha mãe que na infância ia muito para lá passou o tempo todo dizendo que as coisas estão muito mudadas, que antes era muito diferente e realmente as coisas estão bem diferentes, tudo muda, e bastante, ainda mais com o passar de uns quantos anos. Como diz Lulu Santos: “tudo muda o tempo todo no mundo”.

O início do ano veio com uma outra mudança, a ortográfica. Estou aproveitando a oportunidade para já me desculpar com os erros que certamente virão, com o tempo vou estudando, e prestando atenção nas situações em que devo utilizar as novas regras. Mas, por enquanto, na fase que eu estou, de organização para a viagem, vou deixar as regras para depois, por enquanto é melhor eu estudar um pouco de línguas estrangeiras.

Achei linda a campanha da RBS de final de ano que utiliza a reforma ortográfica para passar uma bela mensagem. Ela passa no rádio, na televisão e na mídia impressa também. Adorei!

Só achei essa figura muito pequena mas o texto é o seguinte:


"2009 é o ano da reforma ortográfica. Em casos como AUTOESTIMA, o hífen cai. A sua é que não pode cair. Em algumas palavras, o acento desaparece, como em FEIURA. Aliás, poderia desaparecer a palavra toda. O acento também cai em IDEIA, só que dela a gente precisa. E muito.O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa. Assim a gente ia vivier com mais TRANQUILIDADE. Mas nem tudo vai mudar. ABRAÇO continua igual. E quanto mais apertado melhor. AMIZADE ainda é com "z", como VIZINHO, FUTEBOLZINHO, BARZINHO. Expressões como "Eu te amo". continuam precisando de ponto. Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x", como ABACAXI que, gostando ou não, a gente vai ter alguns para descascar. SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO; que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença. CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a vida para frente. E por falar em VIDA, bom, essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto".

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Recesso!

Num dos posts anteriores falei da correria e do stress do período antes do Natal. Passado esse período, e chegado o recesso de fim de ano, entre natal e ano novo, para compensar o período de loucura, vem o tempo de aproveitar. Eu, particularmente, aproveitei muito o período de recesso. Fiz tudo o que quis, comi e bebi o que bem entendi, comemorei do jeito que mais gosto, estive com pessoas especiais. Teve Cassino, Laranjal, Piscina, Festas, Churrascos, Família, Amigos. Aqui vão algumas das fotos desse período (foram tantas tiradas nos últimos dias que foi difícil escolher só algumas).












O primeiro dia “útil” do ano chegou, trabalhei pela manhã, a tarde estudei, e já estou com saudades da folga, sei que o que fez bom os dias de descanso foi a existência dos tais dias úteis, em que se tem que trabalhar, estudar, ter responsabilidade, então nem vou reclamar muito, até porque, já estou contando os dias, faltam 18 dias para as minhas férias :P

Espero um animado recomeço de atividades para todos!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009