quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Reformas!

Hoje fomos a Rio Grande e ao Cassino, eu, meus pais e minha irmã. Minha mãe que na infância ia muito para lá passou o tempo todo dizendo que as coisas estão muito mudadas, que antes era muito diferente e realmente as coisas estão bem diferentes, tudo muda, e bastante, ainda mais com o passar de uns quantos anos. Como diz Lulu Santos: “tudo muda o tempo todo no mundo”.

O início do ano veio com uma outra mudança, a ortográfica. Estou aproveitando a oportunidade para já me desculpar com os erros que certamente virão, com o tempo vou estudando, e prestando atenção nas situações em que devo utilizar as novas regras. Mas, por enquanto, na fase que eu estou, de organização para a viagem, vou deixar as regras para depois, por enquanto é melhor eu estudar um pouco de línguas estrangeiras.

Achei linda a campanha da RBS de final de ano que utiliza a reforma ortográfica para passar uma bela mensagem. Ela passa no rádio, na televisão e na mídia impressa também. Adorei!

Só achei essa figura muito pequena mas o texto é o seguinte:


"2009 é o ano da reforma ortográfica. Em casos como AUTOESTIMA, o hífen cai. A sua é que não pode cair. Em algumas palavras, o acento desaparece, como em FEIURA. Aliás, poderia desaparecer a palavra toda. O acento também cai em IDEIA, só que dela a gente precisa. E muito.O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa. Assim a gente ia vivier com mais TRANQUILIDADE. Mas nem tudo vai mudar. ABRAÇO continua igual. E quanto mais apertado melhor. AMIZADE ainda é com "z", como VIZINHO, FUTEBOLZINHO, BARZINHO. Expressões como "Eu te amo". continuam precisando de ponto. Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x", como ABACAXI que, gostando ou não, a gente vai ter alguns para descascar. SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO; que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença. CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a vida para frente. E por falar em VIDA, bom, essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto".

2 comentários: