sábado, 31 de outubro de 2009

Happy Halloween!

Inicia a Feira do Livro

Ontem iniciou a 37ª Feira do Livro. O início estava marcado para às 18 hs. Às 16 horas, eu, a Duda e a Cacá resolvemos ir apresentar a Feira para a Helena (que acho que gostou, pois ficou quietinha e alegre todo o tempo).

Ao chegarmos algumas bancas já estavam funcionando, mas outras não, normal, já que ainda não era hora do início, mas foi se aproximando do horário e muita coisa ainda sendo feita. No meio dos livros e do povo, trabalhores soldavam, lixavam, pintavam, instalavam, organizavam.

Ontem era sexta-feira, e estava um calorão, nada melhor do que tomar uma cervejinha gelada, mas era impossível na Feira, pois a luz foi instalada em cima da hora, o que fez com que fosse impossível gelar as bebidas.

Com quarenta e cinco minutos de atraso iniciou a cerimônia de abertura. Faltou organização! Para um evento que pretende receber tanta gente, com certeza a organização inicial deveria ter sido muito maior.

Outro ponto ruim é que a praça de alimentação é menor do que nos anos anteriores, com certeza não vai conseguir suportar todo o público esperado.


Apesar da falta de organização, o clima de ontem colaborou e com boa companhia, tive um final de tarde bem agradável na Feira. Pretendo curtir mais vezes a Feira e acredito que a partir de agora as coisas ficarão mais organizadas na Praça, passada a correria inicial. Apesar de tudo, a Feira do Livro de Pelotas ainda é um evento imperdível para quem gosta de livro, de gente e de cultura.



PS: o sorriso da Helena da última postagem tinha sido para a mamãe dela e fotografado por ela, eu só utilizei a foto que me enviaram, mas ontem recebi muitos sorrisos ao vivo e a cores.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sorrisos!

Sorrisos aproximam, "quebram" barreiras, são contagiantes!
São sinais de felicidade, de cumplicidade, de vida.
Não conheço ninguém que não seja sensível a um grande e sincero sorriso.
Sorrisos possuem poderes mágicos.
Sorrisos são democráticos, podem ser dados por qualquer pessoa, de qualquer idade ou classe social. Esse "poder" todo mundo tem, basta querer exercê-lo.

Mário Quintana disse que:
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores"
Provando tudo isto, esta é minha afilhada Helena, que nem completou dois meses de vida ainda e já está dando sua contribuição para o mundo, sorrindo! Já fez meu dia mais feliz! Viram como eles são poderosos?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cheiro de tinta fresca...

Passei pela Praça Coronel Pedro Osório hoje à tarde e a Feira do Livro de Pelotas estava sendo montada. O cheiro de tinta fresca estava por toda a praça, pois estavam sendo pintados alguns estandes, outros montados, alguns já estavam organizando os livros.

Não tenho o hábito de sair sempre com minha máquina de fotografia, o que é uma pena, pois acabo perdendo boas oportunidades. Hoje a tarde estava muito bonita, vi tantas cenas que queria ter fotografado e que ficariam muito legais aqui no blog, vou tentar carregar a máquina comigo mais seguidamente.

Voltando ao assunto Feira do Livro, esse ano parece que ela trará novidades. Realmente, ela não sofre muitas alterações com o passar do tempo, mas mesmo assim sempre curto muito esse período do ano. Durante o Feira, procuro sempre que possível fazer caminhos que incluam a travessia da praça, mesmo que isso faça com que eu caminhe mais e mesmo que seja só para atravessá-la, pois acho que livros, pessoas e praça dão uma ótima combinação.

Segundo o blog Amigos de Pelotas, um cinema 3D será uma das novidade da Feira do Livro desse ano. Mais insformações sobre o evento em: http://www.feiradolivrodepelotas.com.br/

Já não prometo mais não deixar o blog tantos dias sem atualização, pois não sei a lógica, mas às vezes tenho vontade de escrever, tenho idéias ou as buscos, mas em outras simplesmente isso não ocorre. Ando estudando mais, me exercitando com frequência, e lendo e pensando mais. Geralmente tenho a necessidade de me expressar, de exteriorizar, porém as vezes, como agora, a necessidade é de absorver, refletir, organizar é que predomina.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Família e Pelotas V

Nos comentários da postagem anterior minha irmã diz que ficou com ciúmes, pois eu ainda eu não tinha feito propaganda sobre o blog dela aqui e fiz sobre o da mãe. A Luciana também tem um blog super legal: http://desabafandoumpouco.blogspot.com/

Agora estamos uma família de blogueiras, todas as mulheres da família possuem blog.
E já que estou falando em família, resolvi publicar uma foto nossa tirada recentamente, pois ela está bem bonita (está faltando o Felipe que está há quase um mês viajando a trabalho).

E, seguindo a publicação de fotos de Pelotas (afinal eu prometi 20 fotos), aqui vai mais uma. Essa escola é localizada na Rua Barroso, se chama Joaquim Assumpção, e é um prédio lindo. Teve que ser aumentada nos últimos tempos, o que descaracterizou um pouco o prédio, mas mesmo assim segue sendo um prédio que chama atenção.

Horário de Verão

O ano já está chegando ao fim, caminhando no centro já se vê enfeites de natal. Fico espantada em como o tempo tem passado rápido, há tanta coisa para fazer, então é inevitável ter que se fazer escolhas. Mais um final de semana que se passa, rápido como um relâmpago, deixando o desejo de ter feito muito mais coisas, de ter visto mais amigos, mais filmes, ter feito mais exercícios, ter realizado mais planos para o final de semana.

A vantagem disso tudo é que o verão vai se aproximando e eu adoro isso. Clima de férias, calorzinho... está certo que embora já estejamos na primavera o frio ainda não se retirou por completo, o clima não anda lá essas coisas, mas pelo menos o horário de verão iniciou.

Horário de verão significa dias longos, dormir menos e mesmo assim ter menos preguiça, happy hours, sol, mais vida.

Ontem vi um filme chamado "Ao entardecer". É a história de uma senhora que está morrendo, um tema comum de muitos enredos. Mesmo assim vale a pena assisti-lo, pois a fotografia do dele é lindíssima, tem bons atores, além de passar uma linda mensagem sobre aproveitar a vida, erros, escolhas...

Minha mãe tem um blog agora, quem quiser conferir o endereço é:
Por falar em sites, Os Filhos do SOl estão no Portal Social da RBS (http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/portal-social/19,0,2687109,Um-futuro-com-arte.html). Aliás, estão cada vez mais conhecidos os meninos.
Boa semana para todos!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

As muitas crianças da minha vida!

Ontem foi o Dia das Crianças, eu como uma boa crianceira que sou não podia deixar de postar algo sobre a data.

Ontem estava com visitas, na função então não deu tempo de postar, mas já tinha há algum tempo pensando em várias fotos de crianças para ilustrar a data e vocês sabem o que é o melhor, mesmo eu querendo utilizar várias fotos, com muitas crianças, não preciso utilizar fotos de crianças que desconheço, pois tenho a felicidade de conviver com muitas delas.

Tem as primas, as afilhadas, os filhos das amigas, os alunos, os ex-alunos, os integrantes da banda, as crianças dos abrigos, da creche...

Essa convivência diária com crianças faz com que eu acredite num futuro melhor e ao mesmo tempo tente lutar por mudanças.

Cada vez mais vejo que a personalidade da pessoa se forma muito cedo e que por isso a criança tem que ser muito respeitada e cuidada.

Crianças aprendem rápido, gostam de bolinha de sabão, massinha de modelar e música, possuem natureza simples, a sociedade e que vai transformando-as.

Demonstram afetos de maneira diferente do que os adultos e são muito mais sinceras.

Aproveito a data para parabenizar todas as crianças maravilhosas com as quais tenho a sorte de conviver, agradecer pela convivência, pois sem elas tudo teria menos graça.




Pelotas IV

Arroio Pelotas - Recanto de Portugal

domingo, 11 de outubro de 2009

Cenas de uma noite especial

10.10.09 - Casamento dos amigos Raquel e Alfredo - show de bola!!

sábado, 10 de outubro de 2009

Feriadão

Inicio de feriadão, coisa bem boa!!!
Quatro dias para aproveitar, e esses os próximos dias vão ser muito legais.
Mas os últimos dias também foram legais. Na quinta-feira fui a um rodízio de pizza com as meninas da Casa das Meninas I (instituição que abriga meninas de 7 até 11 anos em Pelotas). Esse foi o pedido de Dia das Crianças delas, e então algumas madrinhas do abrigo proporcionaram a ida a pizzaria. Fui convidada para acompanha-las e foi uma noite interessante. As meninas são uns amores. Fico pensando naquele monte de gente que quer adotar e estão há anos esperando, pois só querem crianças bem pequenas e observando as crianças de lá, muitos bem pequenas ainda, 7, 8 anos, tão simpáticas e carinhosas, e lá aguardando uma família que para muitas não virá.
Bom, voltando ao assunto pizzaria, muitas nunca tinham ido a um restaurante. Não sabiam que existia pizza doce, ficaram encantadas com pizzas de chocolate. Comeram tudo que ofereceram, se portaram muito bem, melhor que muita criança que eu conheço. Teve cena como criança botando mostarda em pizza do chocolate branco, na primeira garfada ela viu o porquê não se bota mostarda em pizza doce. Elas descobriram novos sabores, vivenciaram uma nova experiência, bom poder dividir com elas isso para que possamos dar mais valor para as coisas simples da vida.
Já na sexta aconteceu o Simpósio de Políticas Públicas no auditório da Católica, muito bom, o melhor de todos os que já aconteceram. As palestras muito boas. Os Filhos do Sol deram um show, melhor do que o de costume. E lá foi lançado o site dos guris, que agora já pode ser acessado por todos:
Vou me levantar da cama agora, e começar a função de um feriadão cheio de coisas boa, casamento de um amiga muito querida, visitas de amigas de longe, churrasco...
Um ótimo feriado para todos!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Caminhar

Acabei de sair da esteira, um bom de um exercício, não deixo de achar meio maluco andar, andar e não sair do lugar, é muito útil para se exercitar, com certeza vejo muito mas resultados quando realizo caminhadas regulares nela, do que quando faço caminhadas na rua, só que na rua são caminhadas, como na esteira não faço "caminho" nenhum, é um exercício.
Caminhadas são algo muito presente no meu dia-a-dia, por necessidade, para locomoção e para manter a saúde, caminho quase que diariamente. Sendo uma "andarilha", adorei e me identifiquei como post de hoje do Blog da Cultura, que um texto sobre caminhar intitulado "Da arte de caminhar", muito legal, vale a pena ler:
"Gosto de andar, de caminhar. Andando repenso, reviso, subo, desço, tropeço. Andando vejo os outros, revejo as lojas, as praças, as placas. Andando encontro os de sempre, os que caminham, os que vão, que voltam. Andar é rito, é perto quando é cedo, é longe quando é sábado, é bom quando é parque, é ruim quando é semáforo" texto de Kelly Souza - na integra em http://cultura.updateordie.com/
Recebi de uma amiga uma nova versão de uma fábula e como gostei do mensagem vou reproduzi-la aqui, ela traz conselhos para seguirmos na nossa "caminhada".

A nova fábula de La Fontaine

Era uma vez, uma formiguinha e uma cigarra muito amigas.
Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, armazenando comida para o período de inverno.
Não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde e nem o bate-papo com os amigos ao final do trabalho tomando uma cervejinha gelada.
Seu nome era 'Trabalho', e seu sobrenome era 'Sempre'.
Enquanto isso, a cigarra só queria saber de cantar nas rodas de amigos e nos bares da cidade; não desperdiçou nem um minuto sequer.
Cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o sol, curtiu pra valer sem se preocupar com o inverno que estava por vir.Então, passados alguns dias, começou a esfriar.
Era o inverno que estava começando.
A formiguinha, exausta de tanto trabalhar, entrou para a sua singela e aconchegante toca, repleta de comida.
Mas alguém chamava por seu nome, do lado de fora da toca.
Quando abriu a porta para ver quem era, ficou surpresa com o que viu.
Sua amiga cigarra estava dentro de uma Ferrari amarela com um aconchegante casaco de vison.E a cigarra disse para a formiguinha:
- Olá amiga, vou passar o inverno em Paris.
- Será que você poderia cuidar da minha toca?
E a formiguinha respondeu e continuou:
- Claro, sem problemas!
- Mas o que lhe aconteceu?
- Como você conseguiu dinheiro para ir à Paris e comprar esta Ferrari?
E a cigarra respondeu:
- Imagine você que eu estava cantando em um bar na semana passada e um produtor gostou da minha voz.
- Fechei um contrato de seis meses para fazer show em Paris...
- A propósito, a amiga deseja alguma coisa de lá?
- Desejo sim, respondeu a formiguinha.
- Se você encontrar o La Fontaine (Autor da Fábula Original) por lá, manda-o ir para a PQP!!!
Moral da História:Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine e ao seu patrão.Trabalhe, mas curta a sua vida. Ela é única!!!Se você não encontrar a sua metade da laranja, não desanime, procure sua metade do limão, adicione açúcar, pinga e gelo, e...Seja feliz!
"A Vida é curta, quebre regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo."

Preguiça

Andava com preguiça de escrever aqui no blog.

Nos últimos dias não faltaram assuntos para eu escrever. O aniversário de uma amiga, a 1ª festa do apadrinhamento afetivo desse ano, a primeira noite em que minha afilhada Helena dormiu aqui em casa, o filme sobre a Edith Piah, uma sinusite, as catástofres naturais que estão ocorrendo, a morte da Mercedes Sosa, entre tantas outras coisas. Pensei em postar sobre tudo isso, mas estava simplesmente com preguiça de escrever. Confesso que era pura preguiça.
Porém agora ela foi embora, sem explicações.

Vou aproveitar o momento para para fazer um convite a todos. Na sexta-feira, dia 9 de outubro, ocorrerá o Simpósio organizado pela Promotoria da Infância e Juventude desse ano que acontecerá no auditório da UCPEL, com o tema FAMILÍA. O encontro tratará dos aspectos jurídicos e sociais, vários palestrantes de renome irão palestrar. Além disso, os "Filhos do Sol" irão se apresentar as 14:45, ontem fizeram o último ensaio e estão ótimos, vale a pena conferir.

Vou terminar o post deixando um vídeo com a música "Todo cambía", a minha preferida cantada pela Mercedes Sosa.