sábado, 9 de julho de 2011

"Brasilidade"




Terminei de ler o livro Comprometida, que é da mesma autora de Comer, rezar e amar. Não é a continuação do outro livro, ao mesmo tempo que é, contraditória essa informação?

Quem já viu o filme ou leu o primeiro livro sabe que a autora na sua viagem se apaixona por um brasileiro e o segundo livro começa com os dois voltando aos Estados Unidos e ele sendo barrado na imigração, o que faz com que os dois precisem se casar para ficar juntos. Na verdade a história deles não é o principal do livro, mas sim a reflexão sobre casamentos. O livro é bom. Mas o que me chamou atenção foi o jeito como a autora fala do Brasil nas vezes em que toca no fato de Felipe ser brasileiro.

Agora vou ter oportunidades de saber mais um pouco da visão de estrangeiros sobre brasileiros, assim que tiver essas informações as publicarei, pois acho muito interessante saber como "brasilidade" é definida no exterior.

Numa das últimas páginas do livro, há um diálogo entre Felipe e a autora, com o qual não tem como os brasileiros não se identificarem, pois acho que somos bem assim.

"- Querida, nada disso se aplica a mim.

- Por que não? - perguntei.

- Não sou grego nem hebraico.

- Então o que você é?

- Sou brasileiro.

- Mas o que isso quer dizer?

Felipe riu.

- Ninguém sabe! Isso é que é maravilhoso em ser brasileiro. Não significa nada! Por isso, dá para usar a brasilidade como desculpa para viver a vida como a gente quer. Na verdade, é uma estratégia brilhante. Ela me levou longe.

- E como é que isso me ajuda?

- Talvez possa ajudar você a relaxar! Você vai se casar com um brasileiro. Por que não começa a pensar como brasileira?

- Como?

- Escolhendo o que você quer! Esse é o jeitinho brasileiro, não é? Pegamos as ideias de todo o mundo emprestadas, misturamos tudo e depois, com isso, criamos algo novo (...)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário