quinta-feira, 30 de abril de 2009

Para Luzir o Dia

Às vezes, embora esteja com idéias para escrever, fico com uma preguiça e fico uns dias sem escrever, como vocês podem perceber. Ontem recebi duas reclamações por causa do meu “silêncio”. Duas amigas minhas (a Mel e depois a Laura) entraram em contato comigo para saber porque estou demorando para atualizar. A Mel me disse que depois que se consegue leitores diários não dá para ficar muito tempo quieta.
Fiquei muito feliz com isso, pois as duas são amigas muito especiais. Então resolvi quebrar o silêncio e escrever esse post em plena hora de almoço, especialmente para as duas, pois ambas merecem um post especial.
Já escutei muito rádio, mas ultimamente acabo escutando músicas no computador e no MP3, então acabo não conhecendo músicas novas. Ontem liguei um pouco o rádio, enquanto estava de andando d esteira e conheci uma música que achei muito bonitinha. Não sei se ela é conhecida por todos, mas deixo aqui a letra dela e o link para que todos possam escutá-la, mas especialmente para Mel e para a Laura.

http://www.mp3tube.net/br/musics/Nando-Reis-Para-Luzir-o-dia/236589/

Para Luzir o Dia

Casa pra morar,
boca pra beijar,
chão para pisar,
cama.
Bolo pra comer,
bola pra bater,
olho para ver tudo.
sol para luzir o dia,
céu para cobrir o mundo,
som para ouvir,
sono pra durmir.
Gente pra nascer,
tempo pra crescer,
jeito pra viver sempre.
Mão pra segurar,
mãe pra abraçar,
pai para brincar muito.
sol para luzir o dia,
céu para cobrir o mundo,
som para ouvir,
sono pra durmir.
para a letra a,
sim é pra você,
não quero morrer, luto.
pele pra queimar,
pêlo pra aquecer,
beijo para ser simples.
sol para luzir o dia,
céu para cobrir o mundo,
som para ouvir,
sono pra durmir.
Minhas últimas fotos tiradas com a Mel e com a Laura, duas luzes nos meus dias.




Bom feriado para todos! Logo escrevo novamente, já que amanhã inicia o feriadão!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia mundial do livro

Hoje é o dia mundial do livro. Na verdade nunca tinha ouvido falar dele, fiquei sabendo por um email de uma livraria e, então, pesquisei sobre a data e pelo o que vi, em outras partes do mundo ela é bem comemorada. Também, não podia ser diferente, já que em muitos países os livros possuem uma participação bem mais intensa na vida das pessoas do que no Brasil.

Para terem idéia sobre a repercussão dessa data pelo mundo, aqui vão algumas informações sobre as comemorações:

“O Dia do Livro no Mundo

Da Austrália ao México, passando pelo Paquistão, muitos serão os países que ao longo do dia de hoje assinalam esta data com inúmeras iniciativas.
Na sede da UNESCO, em Paris, Beirute será oficialmente anunciado como Capital Mundial do Livro 2009.
A Escola Médica da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, inaugura uma exposição de cartazes do Dia Mundial do Livro.
A Esplanada da Presidência Municipal de Tacamac, no México, recebe uma maratona de leitura.
A Nigéria também não falhará as comemorações: concursos de leitura entre alunos e exposições de arte e literatura serão algumas das iniciativas empreendidas pela Comissão Nacional de Campanhas de Leitura da Nigéria.
Em Andorra-a-Velha poderá assistir-se a uma leitura pública na praça principal.
O auditório do Stoney Hall em Melbourne, Austrália, convida o filósofo e escritor Alain De Botton para um encontro com o público. “The Independent Type: Books and Writing in Victoria” é a exposição que será inaugurada no mesmo país, no estado de Victoria”.

Falando em livros, na última semana a Submarino estava com uma promoção para incentivar as pessoas a lerem mais. Estava vendendo vários livros, que custam geralmente entre 25 e 40 reais, por R$ 9,90, então comprei Fora de órbita, Woody Allen (já que nunca li nada dele e tenho curiosidade), As memórias do livro, de Geraldine Brooks (esse gostei da capa quando vi numa livraria já há algum tempo) e Juventude e Drogas: Anjos Caídos de Içami Tiba (esse por questões profissionais). Não li nenhum ainda, assim que ler comento sobre eles.

Para ilustrar o post nesta data, foto minha e da minha mãe na Livraria Ateneu em Buenos Aires (uma loja bem bonita) e um vídeo sobre livros que eu adoro.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Buenos Aires

Depois de uma postagem na qual transmitia minha impressão de Buenos Aires somente por palavras, aqui estão as prometidas imagens.

Plaza de Mayo e a Casa Rosada:


O Caminito e a Bocca:





O Jardim Japonês:


Meme do dicionário

Vi no blog no Roccana esse Meme e resolvi abrir o dicionário e a primeiro palavra que apareceu foi argentita. Achei bem engraçado, já que cheguei ontem da Argentina. A brincadeira fez com que eu aprendesse algo. As regras dela eram a seguinte:

1- Pegue um dicionário, de preferência de língua Portuguesa...

2- Abra esse dicionário em qualquer página...

3- A primeira palavra que vir, digite-a no "Google Imagens"...

4- Faça uma postagem a dizer qual a palavra que foi sorteada...

5- Mostre o primeiro resultado da imagem conseguida ao digitar essa palavra...

Aprendi que argentita não tem nada a ver com Argentita, que ela uma pedra, um valioso minério prateado. Já quanto a figura aparecida no google, a primeira foi essa a baixo, não a foto da pedra, o que me lembrou das minhas aulas de química do segundo grau.
Sempre se aprende algo participando de uma brincadeira como esta.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Bons Ares"

Fugi um pouco!

Estou há dias sem dar notícias, porque resolvi dar uma descansada de tudo e todos, de todos os compromissos ou até mesmo dos prazeres cotidianos, é bom trocar de ares e hábitos um pouco, então decidi aproveitar o feriadão para fazer coisas diferentes, por isso acabei não aparecendo por aqui.

Estou em Buenos Aires. Nunca tinha vindo, estou encantada com isso aqui. É uma Europa pertinho do Brasil. Me esqueci de trazer o fio da máquina para passar as fotos para o computador, então depois coloco algumas cenas do feriadão aqui. O passeio está sendo ótimo, muito agradável.

Reduzindo em palavras meu feriado: viagem, carro, barco, parrilla, espanhol, feirinhas, conversas, sol, porto, comida, Mafalda, caminhadas, passeios, tango, táxis, fotos, família, risadas...

Mas apareci aqui para falar da importância de se seguir regras. Claro que nem todas as regras devem ser seguidas, mas algumas é melhor que sigamos a risca para o nosso próprio bem estar.

Nosso hotel fica bem numa zona central de Buenos Aires. É bem bonzinho, tem dois elevadores antigos, daqueles que se tem puxar duas grades de ferros e fechá-las para que ele ande. Diz no espelho que é para no máximo quatro pessoas, mas é bem espaçoso, dá para seis pessoas tranqüilo.

Ontem quando eu minha mãe e minha irmã estávamos subindo do café da manhã já tinham três pessoas no elevador e entramos nos três. Consequência: o elevador simplesmente só conseguiu subir um andar e parou, conseguíamos abrir a porta de dentro, mas a de fora, como o elevador não estava encaixado na porta do andar não tinha como abrir, ai foi aquela função, tocar alarme, esperar alguém vir. Pelo menos nesse tipo de elevador abrindo a porta de dentro conseguíamos falar com as pessoas de fora e entrava ar. Foram só alguns minutos na função, ninguém perdeu a calma, mas não precisava essa situação.

O rapaz que estava no elevador antes de nós diz que viu que a capacidade era de quatro pessoas, mas achou deseducado nos dizer para não entrar.

Eu não tinha prestado atenção em placa nenhuma, principalmente em viagem fico prestando atenção em tantas outras coisas e detalhes que esses desse tipo acabam passando.

Moral da história: se há informação colocada em local como elevadores ela não é desnecessária, se fosse ninguém ia botar lá e sempre há situações em que não dá para ser educado.

Bom feriado para todos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Doação de Orgãos - Considerações sobre o tempo

Dicas para escrever bem


Não estudei no feriadão, então hoje estou tendo que recuperar. Não ia postar hoje por causa disto, mas estudando achei umas dicas bem legais, úteis para todos. São do professor João Pedro da Unicamp.

30 dicas para escrever bem

01. A voz passiva deve ser evitada.
02. Anule aliterações altamente abusivas.

03. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

04. Conforme recomenda a A.G.O.P., nunca use siglas desconhecidas.

05. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

06. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

07. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

08. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

09. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

10. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

11. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

12. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??…Então valeu!

13. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”

14. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

15. Frases incompletas podem causar

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.

18. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

19. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

20. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.

21. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

22. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

23. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

24. Outra barbaridade que tu deves evitar tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras! ..Nada de mandar esse trem…vixi..entendeu bichinho?

25. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.

26. Quem precisa de perguntas retóricas?

27. Seja mais ou menos específico.

28. Seja incisivo e coerente, ou não.

29. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

domingo, 12 de abril de 2009

Costa do Abolengo

Nesse feriado conheci um lugar bem perto da minha casa.
É bem bom descobrir lugares legais perto de onde se vive. Junto com amigas fui à Costa do Abolengo e adorei!
O fim de tarde estava colaborando, o clima estava bom e o ambiente é bem aconchegante, o que faz com que a gente se sinta em casa. Lá dá para brincar com cachorro, com pônei (só tem que ter cuidado porque ele gosta de morder joelhos, mas é queridinho), ver peixes pulando no rio, lanchas passando e tudo isso num lugar simples e rústico e com um atendimento muito agradável.
Lá não há nada de formalismos, ao contrário, é tudo caseiro, o que deixa o lugar especial. O clericot é gostoso, o peixe frito na hora, tudo nota dez. Recomendo o lugar para quem gosta de contato com a natureza e de programas diferentes.


Bom domingo para todos!

Happy Easter!


Feliz páscoa para todos!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Encontro sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

Aproveitando que já estava em Poa, na segunda-feira, participei de um seminário sobre Infância e Juventude na Assembléia Legislativa.

O evento foi bem interessante, principalmente na parte da manhã, quando trataram do tema abrigamento, que é bem a “minha praia”. Gostei também porque nos que ocorrem aqui em Pelotas sempre estou envolvida na organização, e, então, não consigo curtir as palestras, e dessa vez como mera telespectadora consegui aproveitar bastante.

Além de ter gostado das matérias tratadas, de ter visto um pouco de discussões acirradas e ver que os problemas são semelhantes em todos os lugares, duas as coisas me chamaram atenção no evento. Uma coisa boa e outra não.

O que eu achei legal, e sei que muita gente não acha (mas eu como uma gaúcha e apreciadora de um mate acho), foi que os palestrantes, além de terem água a sua disposição na mesa, ainda ficavam passando chimarrão, o qual passava até na primeira fila na plateia. Eu bem que fiquei louca de vontade de tomar olhando, mas achei legal, deu um ar amistoso ao evento.

Agora o que me deixou indignada foi a falta de educação das pessoas. Várias e várias pessoas na minha volta deixaram todo o tempo o celular ligado e com o som alto, e, quando tocava, ainda atendiam e ficavam falando como se estivessem em casa. As pessoas perderam totalmente a noção no quesito celular, é impressionante. Essa dependência do telefone não é normal e fiquei mais estarrecida ao ver que não foi uma pessoa que fez isso, no decorrer do curso no mínimo umas dez pessoas ao meu redor atenderam o celular. Zero em educação para eles, e pior que os assuntos que eram tratados nas ligações eram banais, nada urgente, pelo menos os que eu fui obrigada a ouvir.

Final de semana

Olá!!

Estava sentindo falta disso aqui!
Voltei ontem a noite de Porto Alegre e o final de semana foi cheio, mas muito bom.

No sábado a festinha de aniversário da minha afilhada foi ótima. Tudo muito lindo e foi muito bom rever amigas que eu via há tempos. Muito divertido tudo e é bom curtir festa de criança! Estava todo mundo tão contente.



No domingo a parte festa do findi acabou, e começou a parte séria. O concurso para Juiz foi bem chatinho e cansativo. Mas serviu como experiência, e como de tudo pode-se tirar o melhor, além de experiência foi ótimo rever colegas, curtir um pouquinho Porto e visitar a Faby e o Ramiro. Além de me fazer ver que ainda tenho muito a estudar. Amanhã volto aos livros e cadernos.

sábado, 4 de abril de 2009

Novamente no jornal

Essa semana ando muito "famosa". Estou no jornal pela segunda vez. Mas agora com as crianças da Busy Bee. A reportagem é bem legal, fala do ensino de línguas para crianças bem novinhas, como os meus alunos.


A reportagem que saiu no DP está bem legal, aqui vou botar alguns trechos:

"O estudo de outra língua, especialmente o inglês, tornou-se algo bastante comum entre as crianças".

" Na escola de inglês Busy Bee, dedicada ao ensino infantil, o idioma é ensinado para crianças a partir de três anos, mas muitos alunos, por gostarem muito das aulas, acabam permanecendo mais tempo no educandário".
No blog da Bee (http://busybeenoticias.blogspot.com/) a matéria foi scaneada direitinho então dá para ler todo o conteúdo.

Bom final de semana para todos.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Gabriela

No ano passado ganhei um presentão, daqueles inigualáveis, minha afilhada Gabriela. Sempre achei que ia curtir muito o fato de ser dinda, e confirmei isso quando me tornei uma, sendo dinda da Gabi.

Hoje fui vê-la e para a minha surpresa ela está dando os primeiros passos sozinha. Coisa bem boa ver o crescimento e o sorriso dela quando eu chego.

Ela vai completar um ano amanhã, e não tem como não ficar pensando em quanta coisa aconteceu em um ano. Parece que foi ontem que ela nasceu, me lembro dos detalhes do dia no nascimento. E agora lá está ela, caminhando, tentando as primeiras palavrinhas, além de já estar mostrando que tem personalidade. É uma criança que adora gente, festa e é bem solta. Não gosta de ficar parada, e é muito atenta. É um sonho de criança.

Lembro-me de nós - eu e os meus amigos Ana e Di (agora meus compadres) - imaginando ela, ansiosos para que ela nascesse, e tudo isso já faz um ano.

Meus cliques preferidos da Gabi nesse primeiro ano de vida dela:



Convivendo com bebês a gente vê como o tempo passa, em como tudo evolui e como temos que curtir o momento.

Para Gabi, muitos beijos da dinda pelo aniversário, pela pessoa que já és e por toda a felicidade que trazes a todos ao seu redor.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pilates

Tive épocas na minha vida, em que tinha preguiça de fazer exercícios, mas, definitivamente, não me encontro mais nessas fases.

Fui me obrigando a fazer caminhadas e depois de um tempo, depois de o corpo se acostumar a receber um pouco de endorfina, não faço mais xercícios só por obrigação, faço por prazer mesmo, e sinto falta quando passo alguns dias sem fazer.

No momento estou evoluindo das caminhadas, pois também tenho pedalado quando dá (a falta de tempo e de segurança faz com que eu ande de bicicleta menos do que eu gostaria) e nesse mês descobri o Pilates e estou adorando. Nunca me imaginava fazendo exercício as 8 da manhã e hoje vejo que é a melhor hora para fazê-los.

O Pilates está se difundindo cada vez mais, e é um tipo de exercício bem diferente:


"O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.
Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo".

Aqui vão algumas fotos do local em que estou fazendo Pilates. Essa é minha instrutora Juliana, minha amiga e filha dos meus dindos.





Recomendo exercícios para todos, no início dá preguiça mesmo, mas os benefícios são muitos e inegáveis. O importante é escolher algum que se goste de fazer, para que a prática não seja um sacrifício.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Filhos do sol!

Os meninos sairam no jornal!

Estou há tempos para escrever sobre os Filhos do Sol, mas como sempre me esqueço de trazer lá da Promotoria uma amostrinha do trabalho deles para ilustrar a postagem vou deixando sempre para a próxima semana.

A Promotoria da Infância e Juventude, juntamente com voluntários, realiza o Projeto um Futuro com Arte, no qual 18 meninos em situação de vulnerabildiade social estão participando atualmente. O projeto tem como meta socializar através da música.
Com a ajuda de algumas pessoas conseguimos os instrumentos musicais, e, graças ao trabalho de dois músicos e de uma musicoterapeuta, os meninos estão em plena evolução musical. Eles já fazem um som muito bom e adoram participar da banda.
Fazer parte desse projeto é uma grande alegria para mim. Acordo cedo na manhã de sábado com toda a vontade, embora essa fosse uma das poucas manhãs que eu pudesse dormir. Cantar me faz bem, me energiza e a música me deixa para cima, agora é um dos pontos altos do meu final de semana a "banda".
Vou propagandear as próximas apresentações aqui no blog para quem se interessar, pois garanto que todos vão gostar muito.
Aqui está a reportagem:


PS: ainda vai sair a postagem com alguma amostra do trabalho deles e com mais detalhes sobre o projeto. Aguardem!