quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia mundial do livro

Hoje é o dia mundial do livro. Na verdade nunca tinha ouvido falar dele, fiquei sabendo por um email de uma livraria e, então, pesquisei sobre a data e pelo o que vi, em outras partes do mundo ela é bem comemorada. Também, não podia ser diferente, já que em muitos países os livros possuem uma participação bem mais intensa na vida das pessoas do que no Brasil.

Para terem idéia sobre a repercussão dessa data pelo mundo, aqui vão algumas informações sobre as comemorações:

“O Dia do Livro no Mundo

Da Austrália ao México, passando pelo Paquistão, muitos serão os países que ao longo do dia de hoje assinalam esta data com inúmeras iniciativas.
Na sede da UNESCO, em Paris, Beirute será oficialmente anunciado como Capital Mundial do Livro 2009.
A Escola Médica da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, inaugura uma exposição de cartazes do Dia Mundial do Livro.
A Esplanada da Presidência Municipal de Tacamac, no México, recebe uma maratona de leitura.
A Nigéria também não falhará as comemorações: concursos de leitura entre alunos e exposições de arte e literatura serão algumas das iniciativas empreendidas pela Comissão Nacional de Campanhas de Leitura da Nigéria.
Em Andorra-a-Velha poderá assistir-se a uma leitura pública na praça principal.
O auditório do Stoney Hall em Melbourne, Austrália, convida o filósofo e escritor Alain De Botton para um encontro com o público. “The Independent Type: Books and Writing in Victoria” é a exposição que será inaugurada no mesmo país, no estado de Victoria”.

Falando em livros, na última semana a Submarino estava com uma promoção para incentivar as pessoas a lerem mais. Estava vendendo vários livros, que custam geralmente entre 25 e 40 reais, por R$ 9,90, então comprei Fora de órbita, Woody Allen (já que nunca li nada dele e tenho curiosidade), As memórias do livro, de Geraldine Brooks (esse gostei da capa quando vi numa livraria já há algum tempo) e Juventude e Drogas: Anjos Caídos de Içami Tiba (esse por questões profissionais). Não li nenhum ainda, assim que ler comento sobre eles.

Para ilustrar o post nesta data, foto minha e da minha mãe na Livraria Ateneu em Buenos Aires (uma loja bem bonita) e um vídeo sobre livros que eu adoro.

3 comentários:

  1. Oi Clarissa, que bom que passamos para ti o carinho e o gosto pelos livros. Fostes criada sempre no meio de prateleiras e livros espalhados pela casa. Uma casa sem livros é como um jardim sem flor.
    Continues cultivando esse hábito. Beijos da Carla.

    ResponderExcluir
  2. Ler é mto bom mesmo, eu tenho que voltar a ler mais seguido, ando bem relapsa ;P beijos dra. concursanda!

    ResponderExcluir
  3. Belo post!
    Amei as fotos!

    ___________________________________

    Vim te fazer um convite, para participares do "Meme da letra"!
    Passa lá no Roccana, para ver as regrinhas??!!
    Beijoooo!

    ResponderExcluir