segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"El Ateneu" e a "Recoleta"

Existem lugares que ao conhecer pensei:
"Ainda bem que não morri antes de ter a oportunidade de ter botado meus pés aqui!".

Senti isso na Torre Eiffel, no Pão de Açúcar, a primeira vez em que andei de avião, sentada num pequeno parque no interior da França, em cima de uma cachoeira no Morro Redondo, entre outros inúmeros lugares.

Semana passada tive esse pensamento ao entrar na livraria “El Ateneu” em Buenos Aires.

A livraria El Ateneo Grand Splendid, é todo um ícone de Buenos Aires. Já foi distinguida como a segunda livraria mais bonita do mundo de acordo do artigo do jornal britânico The Guardian (...). A livraria El Ateneo é considerada das mais privilegiadas, tanto por suas qualidades arquitetônicas como para a conservação e os detalhes do conjunto. Segundo Dodson, na sua pesquisa “.. El Ateneo manteve o seu esplendor original, com seu teto pintado, varandas originais e esculturas e ornamentos intacta. Mesmo até sua cortina de veludo é parte do show. Há cadeiras espalhadas pelos saloes, o cenario é usado como café e, ainda melhor, os balcoes são utilizados como salas de leitura .. ” (fonte: www.ohbuenosaires.com).

Esse informação que encontrei na Internet foi totalmente aprovada e conferida por mim.

Pela fotos, alguém não concorda?


É melhor irem conferir pessoalmente, pois garanto que vale muito a pena, mas as fotos já servem para dar uma idéia de como é bonita e diferente a livraria.

Ela fica localizada na Avenida Santa Fá, n° 1869, na Recoleta, um dos bairros mais nobres de Buenos Aires.

Depois de um passeio por ela, recomendo uma caminhada até o Cemitério da Recoleta, onde está enterrada Evita Perón, alguns acham mórbido visitar cemitérios, mas ele é bem bonito, e hoje é um ponto turístico de Buenos Aires, muito frequentado por turistas de todo o mundo. O clima é bem diferente, não me sinto em um cemitério estando por lá.

A caminhada até lá é de aproximadamente 20 minutos, desde o “El Ateneu”, mas o bairro da Recoleta é muito bonito, fazendo valer a pena a caminhada. Depois do passeio pelo o cemitério é possível aproveitar e almoçar num dos inúmeros restaurantes que ficam ao seu redor, visitar a Feira da Recoleta, o Hard Rock Café Argentino, o shopping de Movéis e Objetos e o Museu Nacional de Belas Artes, pois todos esses lugares são juntos, sendo esse local o mais movimentado da Recoleta.

No domingo em que estive lá, como estava muito sol, dezenas de pessoas aproveitaram e ficaram deitadas num grande gramado que fica no centro de todos esses lugares que eu mencionei.

Luciana na Recoleta

(ao fundo o shopping, mais atrás o cemitério e ao lado um pedacinho do prédio do museu)

Um comentário:

  1. Como grande admiradora da beleza natural de Morro Redondo, fiquei feliz com a citação da Cachoeira do rio Cadeia.

    ResponderExcluir