domingo, 16 de novembro de 2008

Ensemble, C’est tout!


Acabei de assistir o filme francês Ensemble, C’est Tout e adorei. Trata-se da história de quatro personagens que quando passam a conviver têm suas vidas transformadas.

Chama atenção o filme por inúmeros elementos: os cenários belíssimos, os atores (Audrey Tautou, a eterna Amélie, e um que eu não conhecia, Laurent Stocker, estão fantásticos) e pelos temas que trata. É uma história sobre amizade, solidariedade, relações pessoais, convivência, que fala desses temas de uma maneira toda especial.

Resolvi procurar comentários sobre o filme e num deles tem uma frase interessante, diz que o filme tem seu verdadeiro valor “primeiro, porque é sobretudo um filme sobre amizades improváveis; segundo, porque as personagens são bem mais terrenas e simples que as habituais e as suas dificuldades perfeitamente quotidianas”.

O título é perfeito, não sei qual foi o dado para ele em português, mas fazendo uma tradução ao pé da letra Ensemble, C’est Tout = Juntos, é tudo, tem muita relação com o filme, além de ser uma frase que não há como dicordar dela.

Pelo menos eu tenho a convicção de que se as pessoas se dessem mais conta disso e deixassem o egoísmo e o individualismo de lado, convivessem mais e fossem mais solidárias tudo seria tão melhor, tão mais fácil.

4 comentários:

  1. Fiquei com vontade de assistir!!

    Com legendas, claro: Je ne parle pas français! Hohohoho!!

    ResponderExcluir
  2. Cla! Um filme fora dos padrões, eu só poderia indicar pra uma amiga que foge de qualquer definição... Fiquei emocionada com várias cenas do filme, e tinha certeza de que irias gostar ainda mais, por causa da tua sensibilidade sem tamanho... Especial demais.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Li, tu me conheces bem e sabes me indicar filmes como ninguém. Mas se sabes é porque temos gosto parecido para eles. Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa... o filme é lindo mesmo... muto tocante... o nome dele em portugues tem algo com amigos.. mas não consigo me lembrar agora..

    ResponderExcluir