segunda-feira, 11 de maio de 2009

Laranjal

Não sei se são os meus olhos, mas acho que a praia do Laranjal está cada vez mais bonita. Gosto de caminhar lá pela manhã, de tomar mate à tardinha, de comer pastel na Barra e adoro nos finais de semana caminhar observando as pessoas curtindo o lugar. Uns lêem, outros brincam, uns caminham, muitos tomam mates e conversam. Independentemente do que cada um faça, o que prevalece é uma atmosfera de tranqüilidade e lazer. Acho que o Laranjal em alguns horários tem o poder de fazer com que as pessoas se sintam muito bem.

Hoje pela manhã fui lá e a Lagoa estava belíssima. Segunda-feira pela manhã o movimento é bem pouco, então, como não há muita gente, nossa atenção fica toda no local. Sempre que estou caminhando lá penso que tenho o privilegio de morar perto de um lugar que gosto tanto. O estar lá também me reporta a uma sensação de férias, embora seja segunda-feira e uma semana cheia esteja começando.

Por essas e por muitas razões que incentivo a ida das pessoas ao Laranjal e que gosto de não acordar tarde aos finais de semanas.
Andei pesquisando a origem do nome Laranjal, já que não vejo muitas Laranjeiras por lá e sim Figueiras e encontrei o seguinte:
"O Laranjal teria esse nome porque, durante certa época, a família que era proprietária de toda a sua área, e que mais tarde a transformou em diversos loteamentos, teria tentado implantar um laranjal ali. Com isso, ficou o hábito de dizer "lá no Laranjal dos Assunpção". No entanto, não há nada que prove essa hipótese".

Aqui vão algumas fotos da manhã de hoje:


O dia também estava colaborando para um bom passeio. A propósito, quando vai chegar o inverno?

3 comentários:

  1. Eu também adoro a praia do Laranjal, deve ser genético esse gosto, pois lembro do teu avô Carlos, contando que quando criança ainda "roubou" o carro de teu bisavô Maia e, com um amigo, "fugiram" para o Laranjal!!!! Esse era meu pai, saudades dele.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarissa!
    Interessante a explicação da origem do nome Praia do Laranjal. Por outro lado, sempre achei que o nome Lagoa dos Patos era por que ela poderia ser habitada por...patos :-) Mas um dia, lendo um livro de história, aprendi que patos era uma etnia tupi-guarani que habitava na volta da lagoa. De qualquer forma, independente das origens, o Laranjal está muito bom de se frequentar esta época, principalmente pela manhã, quando gosto de correr. Talvez outro dia a gente se encontre por lá, bjos!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente maravilhoso!!! Isso é o Laranjal!!! Põe privilegio nisso, podermos aproveitar um lugar tão bonito mesmo na correria da semana... Melhor então compartilhar caminhadas, chimarrão e ótima conversa com as amigas... Bjão

    ResponderExcluir