sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A aventura de hoje!

Hoje fomos ao Vaticano, já tinha ido lá numa outra ocasião, mas mesmo assim a visita a Basília de São Pedro segue me encantando. O local é grandioso e belíssimo, a Pietat, as Colunas de Bernini, o piso e as inúmeras obras de arte em um mesmo lugar o deixam deslumbrante. 
Na outra vez que fui não tinha subido na cúpula e dessa vez resolvemos subir, já que sabíamos que havia um elevador, caso contrário não nos atreveríamos.  
Ao chegar no elevador o simples cartaz com os preços, sete euros pelo elevador e cinco pela escada, claro que pagamos os sete, ocorre que não foi como imaginávamos. 
Para chegar a cúpula são 551 degraus no total e após a subida no elevador ainda restam 320. Só que em nenhum lugar avisam isso. Ao sair do elevador olhamos a Basília no alto por dentro e tinha uma portinha que achei que dava para a vista maravilhosa de Roma, ao passar por ela uma escada, sobe, sobe, sobe, dobra, depois mais escada de carrocol, depois degraus totalmente inclinados, paredes estreitíssimas, depois mais escadas, e dessa forma subimos os 320 que faltavam e que não havia informação nenhuma sobre eles. Eles deveriam avisar pois a subida e longa e há lugares estreitíssimos. A trajetória foi árdua, mas recompensada por uma vista magnífica. O caminho era sem volta, ou seja, depois que se começava a ida tinha que subir até o fim o que dava um certo nervosismo. 
Eu, que ontem tinha ficado encantada com os guardas no Vitorio Emanuel cuidando para que as pessoas tirando fotos não dessem passos para trás e caíssem na escada (de tempos em tempos se ouvia um apito de atenção) fiquei impressionada com a falta de cuidado nesse lugar tão importante como a Cúpula da Basílica. Depois me lembrei que são países diferentes, apesar de tudo. 
Valeu a ida, mas se me convidarem para ir novamente agradecerei o convite e esperarei na Basílica, bem tranquila. E já aviso, quem não tem preparo físico, quem tem claustrofobia, problema cardíaco, quem é gordinho ou grande, é melhor não arriscar. 

Olhando nessa foto nem parece tão alta. Mas imaginem subir por uma escadinha fininha totalmente torta nessa parte arredondada? Até fiz uma marcação mostrando até onde exatamente a gente subiu. 

As colunas de Bernini, lindas!
 A vista lá de cima (pelo menos valeu a pena!)



Um comentário: