Dentre as modernidades europeias os trens e metrôs são as minhas preferidas.
De fácil utilização, elas permitem com que o deslocamento dentro da cidade e entre elas seja muito rápido e eficaz. Há três quadras do nosso apartamento existe uma estação, e pegamos todos os dias o metrô para irmos a escola.
Nesse final de semana viajamos no sábado para Florença e no domingo para Viterbo.
Florença fica a 231km de Roma e para ir até lá pegamos um trem rápido. O preço dele não é muito bom, mas a comodidade e rapidez fazem o investimento valer a pena, ele levou pouco mais de uma hora para fazer todo o trajeto. Imaginem ir de Pelotas a Porto Alegre em uma hora. Esse trem permitiria isso. Passamos o dia em Florença e a tardinha voltamos. Estava muito frio lá, mas ainda assim deu para aproveitar bem.
No domingo não pegamos o trem rápido (há só para alguns lugares) e sim um comum. Esse sim barato, não muito rápido. Fomos a Viterno, uma cidade que tem uma parte murada e medieval ainda conservada. Ela fica a 107 km de Roma e levamos quase duas horas para chegar lá. Ainda sim deu para fazer um "bate e volta".
Está ai algo que está faltando no Brasil, investimento em trens e metrôs, mais seguros e rápidos, com certeza trariam benefícios a população e ao país. Enquanto essas inovações não chegam por lá, fico aproveitando a oportunidade de me deslocar de uma forma eficaz e inteligente.
Imagina se tivesse um metrô em Pelotas! Como seria? Será que igual ao precário sistema de ônibus?
ResponderExcluir