quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Na reta final

Hoje chegamos na última cidade do nosso roteiro, Palermo, a capital da Sicília. Depois ainda dormiremos uma noite em Lisboa, em razão do vôo Lisboa-Porto Alegre ser pela manhã.

Estivemos em Agrigento, nos últimos dias. Uma pequena cidade, mas muito agradável. Chegamos e era feriado, então a cidade estava bem calma, mas no outro dia nos surpreendemos ao ir caminhar pelo centro durante a tarde, pois todas as lojas fecham ao meio dia reabrindo algumas às 16 e outras às 17 horas. Para nós pareceu estranho, pois a cidade chegava a ficar silenciosa nesse período. Não andavam muitas pessoas pela rua, porém a tardinha tudo voltava ao normal e muitas pessoas falavam, as buzinas voltavam (como buzinam por lá) e o movimento na rua era grande, impressionante tanta diferença. 

Segunda a Wikipédia, as origens de Agrigento "são muito antigas, na época em que os gregos colonizavam o sul da Itália e a Sicília, formando a Magna Grécia. As ruínas das construções gregas do Vale dos Templos ainda podem ser encontradas, principalmente do Templo da Concórdia(Valle dei Templi), um dos melhores exemplos da Grécia antiga".

Adorei o tom amarelo da cidade, que é construída com uma rocha encontrada na região que tem uma cor muito bonita. 


Quanto às primeiras impressões de Palermo, onde chegamos hoje, eu já percebi que cidades maiores me chamam mais atenção, gosto de ver o movimento todo, da diversidade de lugares, mas tive uma surpresa, que mesmo aqui, numa capital, muitas lojas fecharam ao meio dia reabrindo só no final da tarde (não foram todas aqui). O que por enquanto achei diferente em Palermo e que nela os lugares e prédios bonitos, ficam muito próximos, ou até em lugares descuidados, feios ou estranhos. 

Na verdade, nem sei porque estranhei, pois no sul temos visto muito descuido, lugares tão bonitos e tão descuidados, o norte da Itália "dá um banho" nesse quesito. A "sorte" do sul são as belezas naturais, mas as cidades precisam de melhorias na conservação e limpeza dos pontos turísticos e das cidades, num geral (claro que não são todas, Taormina, por exemplo, é arrumadíssima e limpíssima, mas não é o que encontramos na maioria dos lugares aqui no sul). 

Amanhã conhecerei melhor a cidade e mandarei notícias. 

Até breve! 

Um comentário: