sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Clermont Ferrand!

Estou em Clermont Ferrand, ontem começou uma nova fase da minha viagem, minha família foi embora e peguei um trem de Paris para Clermont, cidade onde a minha amiga Renata está morando, pois está fazendo doutorado aqui. Vim passar dez dias com ela.
Falo que é uma fase diferente da viagem, porque agora é outro estilo de passeio, nos últimos dias vimos tantas coisas, não paravamos um minuto, faziamos todas as coisas de turistas, mas agora tenho uma oportunidade de conhecer a França de uma maneira diferente, digamos que mais completa.
Primeira coisa o idioma, ontem saimos para jantar com dois amigos da Renata, um brasileiro e uma francesa, embora em algumas situações de para falar português, eles falam francês o tempo todo, o que é ótimo para mim. Entender eu entendo, agora vou ter que me esforçar mais para falar.
Os amigos da Renata são muito simpáticos e acolhedores, esse final de semana vamos passar na cidade da Emilie que fica aqui perto de Clermont Ferrand. Pelo o pouco que vi da cidade gostei dela. É bom de passar um tempo fazendo coisas do cotidiano, pois é a melhor forma de aprender a cultura e os hábitos.
Ontem fomos comer uma pizza e tomar uma cerveja, e embora tivessem nos trazido os copos de cervejas deixaram as taças na mesa, não sabia porque, ai quando chegou a pizza veio junto uma garrafa de água (que eles tiram da torneira mesmo). Nas Galerias Lafayetes em Paris tinha na praça de alimentação uma torneira e uns copos para as pessoas pegarem. A Renata já tinha me falado desse hábito deles, sempre tomam água da torneira nas refeições.
A Renata mora num prédio grande cheio de studios (kitinetes, para nós) e apartamentinhos pequenos, e eu estou impressionada com o silêncio daqui. Aproveitei e pela primeira vez em vinte dias não liguei o despertador, ai dormi quase até as 11 da manhã, estava com o sono atrasado, agora botei meu sono em dia. Acordei e abri a janela e está nevando, essa é a vista da janela:


Quando der mando mais notícias, beijos para todos.

3 comentários:

  1. Delícia, Clarissa!

    Com certeza esta outra etapa da tua viagem vai ser de "vida real", com todos os encantos da neve, dos hábitos do lugar...
    Curte muito e depois conta pra gente!!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. E q vista, hein?? A renata tah bem instalada, q legal acordar e ver uma coisa linda dessas!
    Beijooo pekena, aproveita bem ae!

    ResponderExcluir
  3. Saudade Cla...
    Lindas fotos...
    Aproveita tudinho aí....
    To contando os dias pra tua chegada!!!!!
    Milhoes de beijossssssssssss

    ResponderExcluir